A comunidade da Gabriela III, bairro situado em Feira de Santana, passou a contar, desde a última sexta-feira (27), com um Centro Digital de Cidadania, do Programa Cidadania Digital, de inclusão sócio-digital do governo do Estado.
O novo CDC foi inaugurado pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, e ficará localizado na Rua Vale Tudo, nº
“Não estamos apenas implantando os centros, mas também fomentando a apropriação deles pelas comunidades, focando em ações de capacitação e oferta de serviços”, observou o secretário Ildes Ferreira, que também citou que este esforço está tirando a Bahia da incômoda 20ª posição no ranking da inclusão digital entre os estados brasileiros.
Centros inaugurados em outros municípios
Neste final de semana também foram inaugurados CDCs
O Cidadania Digital é coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e foi contemplado, em 2008, com o prêmio “A Rede”, como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. Foi o segundo prêmio de relevância nacional conquistado pelo Cidadania Digital, em dois anos. Em 2007, o programa venceu o “Top Social”, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste.
O Cidadania Digital tem como foco a inclusão sociodigital e, para isso, foram implementadas ações de capacitação, cidadania e novas possibilidades de renda para as comunidades envolvidas. Além de fomentar o uso dos CDCs existentes pela população, a Secti está ampliando a rede de centros, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afrodescendentes e indígenas. Cada CDC é equipado com dez computadores, impressora e internet banda larga.
O principal público beneficiado pelo Programa de Inclusão Sociodigital é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público frequenta escola pública.
Fonte: Ascom / Agecom