Z Neto participa do segundo dia oficial da Micareta de Feira e faz uma avaliao da festa

Mais uma noite de Micareta de Feira... Eu que sempre fui folião desde criança, inclusive trago na minha vida uma participação na criação de algumas entidades e blocos na cidade, posso dar o meu testemunho do que vi nessa noite. Uma festa que tem a característica de ser a maior do interior da Bahia, mas feita para a nossa cidade sem a participação do turista, de outros municípios, sem nenhum movimento na estrada de fluxo para que as pessoas possam vir contemplar os investimentos que são feitos nessa festa e infelizmente com alguns problemas graves que não são corrigidos. 
A iluminação, eu vi uma parte no primeiro dia e achava que estava boa. Mas hoje eu caminhei por todo o circuito e vi que não está. Fui ao Circuito Quilombola e pude constatar que infelizmente o que vi lá não é para fazer outra coisa, se não uma forte crítica. O circuito sem iluminação, deixaram que os trios, que já tinham finalizado suas apresentações, continuassem tocando em paralelo com as apresentações do Circuito Quilombola, que representa nosso movimento negro, nosso movimento cultural de bairros como a Rua Nova, o Tomba e outros tantos. Na micareta ainda tem muito que ser feito para que ela tenha a divulgação e estruturação adequadas, bem como o tempo adequado de construção da festa.
Mas, por outro lado, eu vi que o que nós nos dispusemos, enquanto Governo do Estado, estamos fazendo, que é a cobertura da segurança pública, do Detran que tem ajudado também, não só na segurança, mas no esclarecimento de diversos temas relacionados ao trânsito; a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) que faz um trabalho interessante junto a Delegacia da Mulher (DEAM) e também à Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), que conjuntamente fazem um trabalho importante de conscientização; o próprio Ouro Negro que mais uma vez 21 entidades receberam apoio significativo para que pudessem fazer apresentações culturais representando as matrizes africanas e todas essas culturas que são tão fundamentais para a nossa gente e para a nossa identidade. 
Enfim, mais uma noite de Micareta em Feira constatando que a nossa gente, o nosso povo, continua alegre e fazendo o brilho dessa que ainda é a maior festa do interior da Bahia, e eu tive esse contato bem direto porque fiquei uma parte na pipoca do Harmonia.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323