Z Neto participa da primeira reunio da Cmara Setorial do Frango na UFRB em Cruz das Almas

Hoje pela manhã, participei da Primeira Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Carne - Suínos e Aves, realizada na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas. O tema do encontro de hoje foi o acordo de cooperação técnica firmado entre a Associação Baiana de Avicultores (ABA), a UFRB, a Embrapa Mandioca e Fruticultura, e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e de Planejamento Estratégico (FAEPE), que visa melhorar a produção de frango na Bahia. Para mim foi uma grande alegria reencontrar os componentes da cadeia produtiva do frango, especialmente, os representantes de organizações como a Associação Baiana dos Pequenos Abatedores de Aves (ABAPA) e a ABA que representam pequenos, médios e grandes produtores de frango. 
Tenho acompanhado, nos últimos 12 anos, o desenvolvimento dessa cadeia e dado todo apoio nas interlocuções, junto ao governo, tanto nas câmaras técnicas quanto na construção da ABAPA, bem como, no desenvolvimento de um diálogo, que tem sido muito proveitoso para que essa cadeia ocupasse um lugar de importância econômica e social no nosso estado.
Com certeza, o passo que já foi dado é muito importante. E hoje já pudemos conferir os primeiros frutos dessa parceria ao visitar a fazenda de 1600 hectares, cedida pela UFRB, onde será instalada a Câmara Setorial do Frango, com toda estrutura que beneficiará, sobretudo, os pequenos produtores. Teremos um espaço valioso para desenvolver a produção do nosso estado e tecnologias de organizaçaõ da cadeia. Isso dará muito mais vigor, competitividade e condição para que tenhamos uma cadeia produtiva muito mais forte. Ainda há muito o que se fazer. A produção de frango hoje ocupa entre 40% e 45% do mercado de consumo, portanto, há entre 55% e 60% de espaço para ampliação da produção interna. Agora precisamos de competividade e de integração de interesses. 
Parabenizo o reitor Sílvio Sóglia pela gestão, principalmente, em relação a essa extensão da universidade. Parabenizo também o coordenador da Câmara Setorial de Aves e Suínos, Almir Eloy; o presidente da ABA, Dario Neto; o presidente da ABAPA, Gideon Cezar; o chefe de pesquisa da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Márcio Porto; o diretor superintendente da FAEP, Sizernando Oliveira; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB, Elvis Lima; e a todos os demais presentes que trabalham direta ou indiretamente para dar consistência a esse importante vetor de desenvolvimento da nossa economia e da nossa produção, que é a cadeia do frango.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323