O mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), realizou na última terça-feira (31), o seminário “Pronaf Florestal e suas contribuições à Preservação Ambiental” voltado ao meio ambiente. O evento foi realizado, no auditório do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em Feira de Santana. Participaram da Mesa Redonda o deputado estadual Zé Neto, membro da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa da Bahia; Hélio Santos, Gestor Ambiental do Departamento de Florestas, representando o Ministério do Meio Ambiente (MMA); Rui Muricy, diretor de Recursos Florestais do Instituo do Meio Ambiente (IMA), e Edilza Silva, gerente Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) de Feira de Santana.
Segundo Zé Neto, “muitos são os benefícios ambientais quando se trata da implantação de sistemas que possam recuperar áreas degradadas e proteger os ecossistemas, através do plantio de espécies. Difundir programas que possam garantir a sustentabilidade do meio ambiente e a geração de renda se faz urgente e necessário, uma vez que somos responsáveis diretos pelo futuro do nosso planeta”, afirma Zé Neto.
Dentre as metas de execução de seu mandato, o parlamentar destacou a necessidade de levar informações acerca do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que contemplem ações ambientalmente corretas e proporcionem renda aos agricultores familiares.
Pronaf Florestal
O programa tem o objetivo de estimular os agricultores familiares a utilizarem suas terras através da prática da silvicultura e de outros sistemas agroflorestais, visando à geração de emprego e o incremento da renda familiar por meio do uso múltiplo da pequena propriedade rural. A iniciativa foi desenvolvida pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente, e oferece linha de crédito para o plantio de florestas pelo produtor familiar.
Na Bahia, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) presta assistência técnica aos agricultores sobre o plantio e manejo de mudas. A ação auxilia na elaboração do projeto de cada agricultor, visando a busca de crédito junto aos financiadores do Pronaf Florestal, divulgando o programa e as linhas de crédito oferecidas, por meio do Banco do Brasil e Banco do Nordeste.