O objetivo é atender 94,3 mil pessoas e incrementar a renda de quase dois mil agricultores
Vinte municípios do interior serão beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que está sendo implementado na Bahia. O objetivo é adquirir produtos da agricultura familiar e destiná-los ao atendimento das demandas de suplementação alimentar e nutricional de indivíduos em vulnerabilidade social. A ação é fruto de convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Governo Federal.
A previsão é que 94,3 mil pessoas que sofrem algum grau de insegurança alimentar sejam atendidas pela iniciativa. Além disso, quase dois mil agricultores familiares terão a renda incrementada, com o fornecimento dos seus produtos. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA), também estará envolvida nas atividades, através de escritórios regionais e municipais.
Gestão - Nos vinte municípios contemplados, serão constituídos comitês de gestão local do PAA, que deverão contar com a participação da sociedade civil, com a responsabilidade de identificar e selecionar os agricultores e as entidades socioassistenciais a serem atendidas pelo Programa.
O investimento até o ano que vem é de R$ 7,3 milhões, oriundos do MDS e de contrapartida do Governo do Estado. O PAA vai adquirir e distribuir neste período 4.288,5 toneladas de alimentos, aumentando a renda dos pequenos produtores e melhorando as condições de alimentação da população atendida.
Fonte: Sedes