Feira de Santana recebeu na manhã dessa terça-feira (14/04) a visita do governador Jaques Wagner. O chefe do Executivo estadual trouxe boas notícias para o município. Investimentos em saneamento básico, segurança pública, uma nova e ampla unidade para tratar de adolescentes em conflito com a lei e ampliação do Centro Industrial do Subaé (CIS).
“A gente supera a crise com muito trabalho, otimismo e responsabilidade". Com esta frase, o governador Jaques Wagner iniciou seu discurso, no CIS, se referindo aos problemas econômicos enfrentados com a crise que se abateu sobre as finanças mundiais. Wagner relembrou, também, a recuperação da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), que completa 30 anos, como um grande marco da administração estadual.
Ainda em seu discurso, o governador relembrou que no mês passado houve crescimento de 13% na produção da indústria baiana no comparativo com fevereiro e superávit da Balança Comercial, que apontam uma retomada da normalidade na economia. “Tudo isso é alcançado com trabalho, empenho e responsabilidade no trato com o dinheiro público”, destacou o governador.
A visita de Wagner a Feira de Santana teve início com o lançamento da pedra fundamental da nova unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Será a primeira, rigorosamente, dentro dos parâmetros definidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e com capacidade para atendimento de 90 jovens, com instalações dignas, alojamento, espaço para aulas, qualificação profissional, ginásio de esportes e toda a estrutura de apoio para os profissionais que cuidarão dos internos. A obra tem duração prevista de um ano e foi viabilizada através do convênio entre o Governo do Estado, Fundac e o Governo Federal através do Ministério da Justiça. A obra está orçada em R$ 10,7 milhões e deve ser concluída em um ano.
Sobre os investimentos no saneamento básico, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, afirmou que vai beneficiar milhares de famílias, com 115 milhões de investimento. “Estamos investindo em Feira de Santana em habitação e saneamento básico”, destacou o secretário.
Também foram entregues seis viaturas para a Polícia Civil. Também aconteceu a solenidade de assinatura do protocolo de intenções com 23 empresas que devem ser instaladas no Centro Industrial do Subaé (CIS). Em seu discurso, o governador lembrou que as novas empresas estão se instalando no CIS porque encontraram as condições necessárias. “Por isso estamos investindo em estrutura para Feira de Santana”, destacou o governador, lembrando que melhorias para o aeroporto de Feira também estão previstas.
O secretário de Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, lembrou que Feira de Santana é a segunda cidade do estado e merece toda a atenção do Governo do Estado, como vem tendo. “A ampliação da área do CIS, com atração de novas empresas, é importante para a geração de emprego e renda e Feira de Santana, como uma capital regional, tem todas as condições para atrair novas empresas”, lembrou.
O deputado Zé Neto esteve presente e destacou que o Governo do Estado está empenhado em expandir a área do CIS e dotar Feira de Santana de condições para melhorar a qualidade de vida da população. “Hoje o governador Wagner anunciou importantes investimentos para Feira de Santana, que representam emprego, renda, saneamento básico e segurança. São ações que marcam a presença do Governo do Estado em nosso município”, enfatizou o deputado Zé Neto, que muito tem se empenhado junto ao governo para que Feira de Santana receba a atenção que merece.
Participaram do evento os secretários estaduais Afonso Florence, de Desenvolvimento Urbano; Ildes Ferreira, de Ciência, Tecnologia e Inovação; Rafael Amoedo, de Indústria, Comércio e Mineração; prefeitos Toinho do PT, de Amélia Rodrigues; Tarcízio Pimenta, de Feira de Santana, Professor Jailson, de Santa Bárbara; Val de Maninho, de Conceição da Feira; Derivaldo Pinto, de Irará; deputados Zé Neto, Colbert Filho, Eliana Boaventura e Sérgio Carneiro; vereador Marialvo Barreto; Manuel Maluf, vice-presidente da Fieb; Cloves Cedraz, presidente da Federação das Associações Comerciais da Bahia, além de dirigentes de órgãos públicos.
14
Abr