Decreto de incentivo leitura assinado na Bienal do Livro

O governador Jaques Wagner assinou o decreto e percorreu as instalações da Bienal, que reúne 385 expositores de todo o país

Durante a abertura oficial da 9ª edição da Bienal do Livro, nesta sexta-feira (17), o governador Jaques Wagner assinou um decreto para formar um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de criar programas incentivo à leitura. O GT atuará em torno da política do livro, criando legislação, mecanismos de fomentos e canais de distribuição.
“Para a Bahia é sempre um motivo de orgulho divulgar a leitura em um país onde pouco mais de 10% da população tem acesso aos livros. Esse decreto é importante para gerar um ambiente de estímulo nesta área”, afirmou o governador.
O GT será composto pela Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Empresa Gráfica da Bahia e secretarias da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Fazenda (Sefaz), Educação (Sec) e Cultura (Secult), representada pela Fundação Pedro Calmon. Já a sociedade civil, será representada pela Câmara do Livro, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).
Cadeia Produtiva
Com a participação das secretárias será possível estruturar uma cadeia produtiva da leitura e do livro. A secretaria da Educação, por exemplo, atuará desenvolvendo um trabalho de formação do leitor dentro da sala de aula, tendo como agente principal o professor. A Sicm e Sefaz vão colaborar a partir de uma dimensão econômica e comercial do livro.
“Vamos estimular as indústrias deste segmento não somente durante a produção da obra, mas também nos pontos de venda”, declarou o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo.
Para o secretário da Cultura, Márcio Meirelles, a iniciativa demonstra que o Governo da Bahia reconhece a importância do livro na formação do cidadão. “O Estado reconhece que é preciso uma ação imediata para que o hábito da leitura ganhe cada vez mais força entre os baianos. É preciso que todos se conscientizem disso e que agreguem força”, revelou Meirelles.
Após assinar o decreto, o Governador percorreu pela Bienal, que possui 385 expositores, entre eles as secretarias da Cultura e da Educação, o Instituto de Meio Ambiente (IMA), a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). 
França na Bahia
A Bienal será ainda um dos primeiros eventos das comemorações do Ano da França no Brasil, que será oficialmente aberta este mês pelo governo federal, por intermédio dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, além do governo francês. Confira a programação completa da Bienal: www.bienaldolivrobahia.com.br
Fonte: Agecom

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323