A inauguração da unidade será amanhã (27), às 10 horas, no bairro dos Capuchinhos
O deputado estadual Zé Neto informa que amanhã (27), Feira de Santana comemora um avanço importante para a ressocialização de adolescentes em conflito com a lei. Às 10h, será inaugurada a unidade para execução das medidas socioeducativas de semiliberdade no município.
A nova unidade de Atendimento Socioeducativo faz parte do projeto Recomeço e receberá os adolescentes sentenciados. O serviço é fruto de convênio entre a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e a ONG Crescer Cidadão.
A capacitação dos funcionários da unidade começou no último dia
Segundo Zé Neto, a execução da medida socioeducativa de semiliberdade é uma importante alternativa para a socialização de adolescentes envolvidos em ato infracional. A medida pode ser aplicada desde quando o adolescente é apreendido ou como forma de transição, quando ele já está cumprindo a internação e deve ter uma progressão antes de ir para o meio aberto.
As ações visam contribuir para a formação de sujeitos ativos e participantes, promovendo o exercício da plena cidadania, através do favorecimento da auto-estima e fortalecimento dos vínculos familiares. Durante o atendimento, serão feitos acompanhamento psicológico, social e pedagógico, além de serviços de saúde, ensino escolar, profissionalização e atividades de arte-educação e esporte.