Nesta segunda-feira (25/02) pela manhã, em Salvador, junto ao deputado estadual Robinson Almeida, o deputado federal Zé Neto (PT-BA) participou de uma importante reunião para discutir a integração de ações para regularização e melhorias na qualidade sanitária do frango na Bahia, com o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR) em exercício Jeandro Ribeiro e Josias Gomes, que em breve assumirá a Pasta; o diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) Wilson Dias; o deputado estadual Osni Cardoso; dr. Olímpio Coelho, do Ministério Público; com representações do Ministério da Agricultura, por meio da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Bahia (SFA-BA), da Associação Baiana dos Pequenos Abatedouros de Aves (ABAPA), da Associação de Abatedouros da Bahia (ABA), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAEPE), da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia) e da União dos Municípios da Bahia (UPB).
"Debatemos sobre novas ações a serem tomadas em decorrência do encerramento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), conhecido como TAC do Frango em Pé, que ficou em vigor por quatro anos e trouxe elementos e parâmetros para que na Bahia pudéssemos ter uma vigilância sanitária adequada para a venda de frangos vivos em abatedouros. Uma parte desse trabalho deu resultado, tanto é que se ampliou e muito a inspeção e regularização dos fornecedores de frango no Estado, mas na outra ponta ainda é preciso fazer com que tenhamos esse mesmo desenvolvimento na parte dos abatedouros. Inclusive, estava presente o presidente da ABAPA, Gideon de Almeida, que trouxe muitos subsídios que vão servir na prática para o desenvolvimento de novas ações que estão sendo propostas, principalmente pela SDR, junto à CAR, que envolve um ator novo nesse contexto, os Consórcios que já vinham trabalhando na organização do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e agora, com foco na avicultura, junto ao Ministério da Agricultura, a ADAB, empresas e associações da cadeia produtiva, com certeza vamos conseguir resultados muito mais efetivos, ampliando a regularização sanitária na área de frango do nosso Estado", explicou Zé Neto.
Quatro regiões vão ser trabalhadas para organização do SIM, inicialmente, com foco na regularização sanitária através dos Consórcios: Sisal, Portal do Sertão, Recôncavo e Sudoeste, envolvendo prefeitos, secretários, Consórcios e convênios. "Daqui até abril teremos reuniões nessas regiões e ao final faremos uma avaliação para apontarmos novos caminhos. Saio muito feliz de uma reunião onde estamos vendo cumplicidade e intenção de dar à Bahia o que há de melhor do ponto de vista sanitário", finalizou Zé Neto.
25
Fev