Zé Neto articula criação do Núcleo da Bacia Leiteira do Jacuípe

A contribuição do deputado visa o aperfeiçoamento da cadeia produtiva do leite e a estruturação dos fabricos da região

Em encontro com representantes da Cooperativa Agropecuária de Capela do Alto Alegre (Cocal) e da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do município, o deputado estadual Zé Neto apresentou uma importante proposta para a produção de leite da região: a formação do Núcleo da Bacia Leiteira do Jacuípe.
De acordo com Zé Neto, o principal objetivo do Núcleo é reestruturar a cadeia produtiva do leite e adaptar a estrutura dos fabricos da região à legislação vigente, uma vez que estes estão sendo ameaçados de terem suas atividades encerradas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), por apresentarem condições estruturais inadequadas para o funcionamento. Em virtude disso, o deputado negociou com a Adab a prorrogação do prazo estipulado aos proprietários dos fabricos e sugeriu a realização de cursos de capacitação, mediante ação da EBDA em parceria com a Adab.
O Núcleo da Bacia Leiteira do Jacuípe será composto por representantes da Cocal, membros do Conselho do Território e do Sindicato de Produtores Rurais, e autoridades de municípios da região, a exemplo do secretário de Agricultura de Gavião, Edilson Cunha, do prefeito de Nova Fátima, Manoel Santos (PT), e do prefeito de Capela do Alto Alegre, Claudinei Novato (PCdoB), que acatou a sugestão do deputado.
Durante o encontro, realizado na tarde de sábado (25) em Capela do Alto Alegre, por intermédio do vereador Luis Romeu, Zé Neto falou das atuais dificuldades enfrentadas pela cadeia do leite, bem como o desenvolvimento socioeconômico de assentamentos e produtores e a reestruturação do segmento, destacando as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para aprimorar o setor.
“A Bahia consome mais leite do que produz, gerando um déficit de 600 milhões em leite, ou seja, são produzidos 900 milhões e consumidos 1.500 milhões em leite. Questões como esta, ou como a de um produtor que vende um litro de leite por R$ 0,22 centavos, vêm sendo tratadas pelo governo com o objetivo de organizar e modernizar o setor”, pontua Zé Neto.
Para aprofundar a discussão, o deputado convidou a gerente regional da Ebda, Edilza Reis, e o coordenador de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da Adab, Aurino Soares. Ambos compareceram a reunião e apoiaram a iniciativa do parlamentar. Também participaram produtores, membros de sindicatos rurais, vereadores e representantes regionais.
Ao finalizar, Zé Neto propôs a realização de um segundo encontro no dia 14 de maio com a participação de produtores, fabricantes, representantes da Adab e da Ebda, autoridades e representações ligadas ao setor agropecuário. “Pela manhã serão realizadas palestras e explanações. À tarde, um grupo de trabalho será formado para elaborar um documento objetivo a ser entregue à Adab, buscando recurso e capacitação para os produtores”, explica o deputado.
Capela do Alto Alegre
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Capela do Alto Alegre é um dos grandes produtores de leite do Estado da Bahia, tendo apresentado, em 2005, um rebanho estimado em 24.561 cabeças de bovino.
Em média, 80% do rebanho são mantidos nas pequenas e médias propriedades, sendo especializado para a produção leiteira. O município produz, em média, 30 mil litros de leite por dia, tendo um percentual médio de 30% desta produção destinado à fabricação de requeijão, manteiga e queijo, o que corresponde a 9 mil litros. 
Transporte Alternativo
Na oportunidade, Zé Neto ainda se reuniu com trabalhadores do transporte alternativo complementar da região e falou um pouco sobre a lei que regulamenta o sistema no Estado. Também no dia 14 de maio, o deputado estará reunido com esses profissionais para discutir as questões apontadas pelo projeto e buscar melhorias para a categoria. 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323