Conselho Estadual de Meio Ambiente se rene na AL pela primeira vez

Por intermédio do deputado Zé Neto, Cepram realiza debate na Assembleia após 35 anos de existência

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) realizou, pela primeira vez em 35 anos de existência, uma reunião ordinária nas dependências da Assembleia Legislativa da Bahia. O evento aconteceu na manhã de ontem (30), viabilizado após contato do conselho com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSDB), e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e membro da Comissão de Meio Ambiente Seca e Recursos Hídricos, deputado Zé Neto, que participou da reunião.
"Esta reunião aqui na Assembleia é importante porque aproxima mais o Poder Legislativo dos órgãos deliberativos do meio ambiente", avaliou Zé Neto. Ele destacou também que a realização do encontro na Assembleia dá maior visibilidade às políticas ambientais. "O meio ambiente deixou de ser um acessório para se tornar estruturante na política do governo do estado", acrescentou o parlamentar petista.
Com 21 membros titulares - sete de secretarias diferentes do Poder Executivo, sete do segmento econômico (empresários e trabalhadores) e sete da sociedade civil (entidades ambientalistas e de classe) -, o Cepram se reúne pelo menos uma vez por mês. Nesses encontros, o conselho delibera sobre licenças ambientais de empreendimentos que estão sendo implantados no estado.
Na reunião ordinária realizada na Assembleia Legislativa, o Cepram apreciou 11 processos de licenciamento ambiental no estado. Dentre eles, estava a implantação da Vanádio de Maracás Ltda., avaliado em cerca de R$ 3,48 milhões, no município de Maracás. Foi avaliada também a licença ambiental para implementação, no município de Esplanada, de um complexo turístico residencial da Prima Empreendimentos Inovadores - um investimento de R$ 2,37 milhões.
O encontro do Cepram na AL foi marcado também por uma apresentação sobre o potencial da Bahia para energia eólica (ventos), apresentada pelo diretor de desenvolvimento da Desenvix S/A, Liu Ming. Na palestra, ele falou sobre as vantagens desse tipo de energia não-poluente e afirmou que a Bahia é o estado brasileiro com o maior potencial para este segmento. A reunião foi presidida por Eduardo Mattedi, superintendente de Políticas para Sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente do Estado e presidente em exercício do Cepram.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323