Audiência pública que discute situação do Pré-Sal movimenta Comissão de Desenvolvimento Econômico, em Brasília

Audiência foi promovida pelo Deputado Federal, Zé Neto, vice-líder do PT na Câmara.

Na manhã desta quarta-feira (10/07), no Anexo II da Câmara dos Deputados, Plenário 5, foi realizada a audiência pública para discutir a situação do Pré-Sal. O encontro aconteceu na Comissão de Desenvolvimento Econômico e foi promovido pelo Deputado Federal, Zé Neto, vice-líder do PT na Câmara.

Além do deputado, estiveram presentes Renata Isfer, Secretária Adjunta de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Marcelo Paiva de Castilho Carneiro, Superintendente de Desenvolvimento e Produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, Roberto Furian Ardenghy, Diretor de Relacionamento Institucional da Petrobras, Antônio Guimarães, Secretário-Executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo e Biocombustíveis - IBP, José Maria Rangel, Coordenador-Geral da Federação Única dos Petroleiros - FUP, Guilherme Estrella, Ex-Diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Paulo César Ribeiro Lima, Consultor Técnico na Área de Gás e Petróleo e o economista Cláudio da Costa Oliveira.

 

 

“A Petrobrás é o maior patrimônio econômico, estratégico, energético e financeiro do Estado Brasileiro; não pode ser entregue aos interesses econômicos internacionais como quer o atual governo. Em verdade, “nunca houve - como eles sempre propagaram -, um desequilíbrio econômico na Petrobras, ao contrário, sempre houve superávit, sempre houve equilíbrio fiscal, sempre houve uma situação privilegiada para a empresa, mesmo quando não estávamos fazendo investimentos grandiosos no no pré-sal, em novas tecnologias, em prospecção de novas bacias como a Bacia de Gás do Paraná e a Bacia de Gás da região nordeste da Bahia - em Tucano e que atende há 3 estados - dentre outros. Em todo esse tempo, nunca tivemos uma outra situação, senão, uma empresa importante demais estrategicamente para nossa estratégia energética, a nossa soberania e para o nosso estado brasileiro”, informou o deputado.

Zé Neto, completou ainda: “Na audiência, nós discutimos os rumos do pré-sal, que nesse ambiente em que todo mundo fica de olho nos debates da previdência - e tem que olhar mesmo - , acaba que estão tomando posicionamentos que são muito graves e nos preocupam por demais, principalmente agora com esse lançamento da política de gás. A indústria tem várias tecnologias que vai depender do gás (que é um combustível não renovável mas em pleno crescimento em todo mundo) por muitos anos e o gás é uma alternativa mais barata, é uma alternativa mais próxima das indústrias e com mananciais abundantes em nosso país. E a gente precisa discutir isso, discutir pré-sal, discutir a Petrobrás e ouvir, tanto de governo, quanto às apresentações dos trabalhadores e dos empresários, como é que as coisas estão sendo postas para que tenhamos mais condições para intervir com mais qualidade, informação e legitimidade".

 

 

“Sempre é bom a gente trazer a tona, a importância que o Pré-sal tem para a sociedade brasileira. O pré-sal quando foi descoberto, ele se apresentou para nós, como uma possibilidade de passaporte para o futuro e hoje, o que a gente assiste, é uma verdadeira entrega desse patrimônio que poderia ser transformado em recursos para a saúde, para a educação, geração de emprego, aprimoramento da nossa engenharia. Isso tudo está escorrendo pelo ralo. E com um discurso - que ele se torna, desde 2015, quando estivemos aqui na apresentação do Projeto de Lei de José Serra, que veio para mudar a lei da partilha - nós já dizíamos que tudo aquilo que eles falavam era falácia. Hoje, estamos produzindo com um custo abaixo do Arábia Saudita. Os maiores campos de produção do mundo, hoje, são do pré-sal e lamentavelmente a sociedade brasileira não tem a dimensão dessa discussão. Então, essa é uma iniciativa muito válida, a do deputado Zé Neto (PT-BA), diz José Maria Rangel, Coordenador-Geral da Federação Única dos Petroleiros - FUP.

O encontro teve um papel importante para reabrir o debate do pré-sal e também, abrir um amplo debate sobre a importância do petróleo na nossa economia mundial alinhada a todas as questões do petróleo e do pré-sal. Além disso, o debate é importante para o entendimento da nova política de gás que está sendo redimensionada pelo governo - ainda há coisas por demais nebulosas - que podem inclusive, trazer dificuldades para o nordeste brasileiro, especialmente para a Bahia.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323