Projeto da EBDA incentiva a disseminação prática da fruticultura nas pequenas propriedades
Diversificar a cultura, promover uma dieta rica em vitaminas e sais minerais e complementar a renda do agricultor familiar. Com esse objetivo, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), via gerência regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da região de Feira de Santana, lança hoje o projeto Pomares Domésticos, durante as comemorações do 1º de maio, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana.
Segundo a gerente regional de Feira de Santana, Edilza Reis, os pomares domésticos, em pequenas propriedades da agricultura familiar, têm como propósito a associação de espécies frutíferas (acerola, caju, mamão, pinha) e não-frutíferas (moringa, nim, leucena, gliricídia e algaroba), que deve ser implantada no Sistema Agroflorestal (SAF).
"A proposta desse projeto é beneficiar agricultores familiares dos 32 municípios que compõem a regional da EBDA, com orientação técnica na escolha da área, plantio, tratos culturais e fitossanitários, colheita e beneficiamento. Cada agricultor será contemplado com 20 mudas de espécies frutíferas e não-frutíferas", afirmou João Barros, técnico da EBDA e um dos autores do projeto.
Fonte: Diário Oficial