Programa possui uma rede de aproximadamente 700 pontos de atendimento em mais de 400 municípios
Aos 58 anos de idade, o operador de máquinas Antônio Carlos Santos não se intimida com os desafios da era digital. Ele planeja, agora, aprender a utilizar o computador e navegar na internet, para não ficar pedindo favor para que façam pesquisas por ele. "Hoje ninguém passa mais sem computador. Por isso vou aprender a operar essa máquina. De qualquer jeito", brinca, numa referência à profissão que exerce.
Integrante do Coral Vozes do Redentor, no qual toca pandeiro e timbau, Antônio Carlos compareceu, no 1º de maio, Dia do Trabalho, à inauguração do Centro Digital de Cidadania da Associação Cristo Redentor, no bairro da Brasília, em Feira de Santana, o 34º implantado no município.
O novo CDC foi inaugurado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira. Depois de Salvador, Feira de Santana é a cidade mais contemplada com a instalação dos Centros Digitais de Cidadania.
É justamente no CDC da Associação Cristo Redentor que o operador de máquina vai aprender a usar o computador. Outro usuário de carteirinha será o estudante Luciano Ferreira, de 11 anos, pois ele não tem computador nem em casa, nem na escola. "Quero ter acesso à internet para fazer pesquisas de história, que é a minha disciplina favorita", contou o adolescente. A solenidade de inauguração do CDC contou com a participação do Coral Vozes do Redentor, que apresentou canções religiosas.
Riachão do Jacuípe - O município de Riachão do Jacuípe também foi contemplado no Dia do Trabalho com um novo CDC, que fica localizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A entrega do CDC contou com a participação de mais de três mil trabalhadores que saíram em passeata da Rua 14 de agosto, logo após a inauguração, portando faixas e cantando músicas do movimento popular, com destaque para as cantigas de rodas, uma cultura do município. Amanhã será inaugurado mais um CDC em Salvador, no Instituto Familiar Telêmaco, no Largo da Mariquita. No dia 16, o CDC chega a Lafayette Coutinho e, no dia 22, a Maiquinique.
Dezesseis municípios ganharam CDCs desde janeiro
De janeiro para cá, o Programa Cidadania Digital já entregou CDCs em Ilhéus, Luís Eduardo Magalhães, Prado, Feira de Santana (duas unidades), Teolândia, Almadina, Serrinha, Santa Rita de Cássia, Queimadas, Iaçu, Correntina, Jacaraci, Jandaíra, Sítio do Quinto, Itamari e Riachão do Jacuípe.
O Cidadania Digital é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e foi contemplado em 2008 com o prêmio A Rede como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil.
Foi o segundo prêmio de relevância nacional conquistado pelo Cidadania Digital, em dois anos. Em 2007, o programa venceu o Top Social, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste.
O programa possui uma rede de cerca de 700 Centros Digitais de Cidadania, presentes em mais de 400 municípios da Bahia, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afrodescendentes e indígenas. Cada CDC é equipado com 10 computadores com softwares livres e impressora, e disponibilizam acesso gratuito a internet banda larga.
O principal público beneficiado pelo programa é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema também revela que os jovens são o público prioritário do programa: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público frequenta escola pública.
Fonte: Diário Oficial