Secretário apresenta balanço da Segurança Pública

Dados comparativos evidenciam a redução da violência no estado

Em audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa, na manhã de ontem, o secretário da Segurança Pública, César Nunes, apresentou um balanço das ações realizadas em sua gestão e um comparativo dos quatro primeiros meses de 2009 com o mesmo período do ano passado, que evidencia a redução da violência em Salvador, Região Metropolitana e interior do Estado.
Nunes respondeu a vários questionamentos dos deputados, durante a prestação de contas solicitada pela Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da AL. O reaparelhamento e o programa de modernização e integração das polícias são os principais eixos do Plano Estadual de Segurança Pública, exposto pelo secretário no plenário da Assembleia. "Estamos dotando os nossos servidores da melhor estrutura pra combater a violência", disse.
Em dois anos de governo, foram adquiridas 568 viaturas para reequipar as polícias Militar, Civil e Técnica, todas equipadas com rádio Tetra e GPS, para um melhor monitoramento das ações realizadas. Também foi adquirido um novo helicóptero para o Grupamento Aéreo da PM e 4.884 coletes à prova de balas, informou o secretário.
Modernização - Entre as ações do programa de modernização da SSP, Nunes destacou o novo Sistema de Telecomunicações, que permite contato direto entre as viaturas das três polícias em Salvador e Região Metropolitana, devendo ser estendido para todo o interior do estado.
Citou também a inovação com a Delegacia Digital, que tem facilitado o registro de pequenos furtos ou desaparecimento de pessoas, além da implantação de um projeto piloto, em sete delegacias, do Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (Sigip), que informatiza e conecta on line todas as unidades policiais, disponibilizando seus bancos de dados.
Ainda sobre investimentos feitos pelo Governo do Estado, destacou o Departamento de Polícia Técnica, considerado um dos melhores do país. "Nós conseguimos prender, utilizando o Ibis (Sistema Integrado de Identificação Balística), a quadrilha responsável pelas chacinas de Mussurunga e do Alto das Pombas", afirmou Nunes. Ressaltou também a importância do Afis (Sistema Integrado de Identificação de Impressões Digitais) e da inclusão da Bahia no Codis, um banco de dados que é utilizado pelas principais polícias do mundo.
Ronda nos Bairros - A contratação de 3,2 mil PMs no ano passado e abertura de edital para a realização de um novo concurso visando incorporar a mesma quantidade de policiais militares e a nomeação de 161 policiais civis foram outros destaques da apresentação do secretário. Nunes lembrou a reforma da Polícia Militar e a Lei Orgânica da Polícia Civil, reivindicações de 30 anos concretizadas no atual governo, enfatizando que as condições de trabalho dos servidores da SSP é uma prioridade do governador Jaques Wagner.
O secretário destacou a redução da violência nas áreas das 11a (Tancredo Neves) e 5a DP (Periperi), que já contam com o Ronda no Bairro, e anunciou a implantação do programa ainda este ano na região da 10a DP (Pau da Lima). Nunes encerrou seu pronunciamento falando das operações realizadas para combater o crime organizado que resultaram nas prisões dos traficantes ‘Perna’ e ‘Cláudio Campanha’, dois dos maiores traficantes que atuaram na Bahia nos últimos anos. "Vamos continuar desmontando as organizações criminosas. A polícia da Bahia trabalha com inteligência", concluiu.
Fonte: Diário Oficial

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323