Edson Oliveira, de 37 anos, acordou cedo e enfrentou a chuva que cai na cidade para tentar garantir sua casa própria e sair do aluguel. Assim como ele, outras doze mil pessoas, por dia, poderão se cadastrar nos programas habitacionais dos governos estadual e federal, nos postos de atendimento montados no Parque de Exposições de Salvador, que teve início neste sábado (9).
Desde o dia 4 de maio, foi aberto o cadastramento, via internet, das famílias com renda de até três salários mínimos (R$1.395,00) e que não possuem imóvel próprio ou financiamento, para programas como o Minha Casa Minha Vida, do governo federal e o Dias Melhores, do governo do estado. os dois programas, de habitação de interesse social, garantem moradia para famílias carentes.
O atendimento no Parque será feito até o dia 13 de maio, das 7 às 17 horas, mas o cadastramento também pode ser realizado pela internet, no site www.diasmelhores.ba.gov.br, ou ainda nos 20 pontos de acesso grátis nos Centros Digitais de Cidadania espalhados pela cidade. Excepcionalmente neste domingo (10), Dia das Mães, o funcionamento será até o meio-dia.
A estrutura montada no Parque de Exposições é para quem não tem acesso à internet, e conta com 100 cadastradores, se revezando em dois turnos. A inscrição não garante o recebimento da casa, já que será feita uma triagem a partir de critérios estabelecidos entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Conselho Estadual das Cidades – ConCidades. Famílias em situação de risco, que recebem aluguel do estado, que vivem em acampamentos, ou ainda que estão em situação de conflito fundiário mediados pela Sedur terão prioridades. Também foram definidas algumas cotas, 50% para mulheres chefes de família, 10% para idosos e 5% para portadores de deficiência física. Para o cadastramento, não é preciso apresentar documentação, também não é necessário comprovar renda e não é feita consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.
Fonte:www.comunicacao.ba.gov.br
10
Mai