Secretrio de educao negocia com bolsistas da Uefs

A reunião contou com a presença do reitor da Instituição, Zé Carlos, e do deputado Zé Neto, que pontuou a importância do diálogo e da transparência nas negociações

Em virtude do movimento iniciado no último dia 14 na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), onde um grupo de estudantes ocupou o prédio da reitoria como forma de enfrentar questões relacionadas às bolsas oferecidas pela Instituição, dentre outras reivindicações, o secretário Estadual de Educação, Adeum Sauer, recebeu os manifestantes na tarde desta terça-feira (19), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
Dentre as reivindicações dos estudantes, estiveram na pauta de discussão a visita do secretário ao campus da Uefs, o aumento do número e valor das bolsas e a revogação da Lei 7176/97, e ainda a inclusão de representantes do movimento na interlocução direta entre universidades e Estado.
Juntamente com o secretário de educação e o reitor da Universidade, o deputado Zé Neto se comprometeu com o envio do pleito da regularização definitiva do pagamento das bolsas, observando os critérios que são utilizados para pagamento de servidores estaduais. “O movimento é legitimo e o que nós temos que ter é ponderação para resolver essas questões”, destaca Zé Neto.
“Precisamos lembrar que temos uma crise mundial que infelizmente afetou a economia baiana. Entretanto, o nosso governo está com suas contas acertadas e não convive com o G8 e o Jaleco Branco, podendo assim atravessar as dificuldades. Contudo, turbulências como essa que enfrentamos agora são inevitáveis, e temos a obrigação de assegurar e restituir aos estudantes a tranquilidade que merecem para continuarem buscando seus ideais”, afirma Zé Neto.
O deputado feirense lembrou ainda que em outros governos os movimentos sociais não eram recebidos por representações governistas, mas sim com cães e policiais. “Hoje não podemos deixar de reconhecer o esforço do secretário Adeum Sauer em tratar essas questões, reafirmando conhecimento com as causas democráticas por uma Bahia mais justa e transparente”, conclui.
A reunião durou cerca de três horas tendo como resultado alguns progressos, dentre eles a garantia do pagamento das bolsas, o estudo detalhado da viabilização para a ampliação do número de bolsas e o reajustamento das mesmas. Os estudantes ficaram de se reunir em assembleias para deliberar as questões apresentadas. A ida do secretário à Universidade será no próximo dia 10.
Recursos do governo
Na semana passada o governo da Bahia liberou recursos para pagamento do mês de março dos bolsistas da Uefs. Para os correntistas do Banco do Brasil, o dinheiro foi disponibilizado a partir do dia 15 de maio. Os correntistas de outros bancos tiveram até esta terça-feira para receberem.
Na tarde do dia 13 de maio, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) liberou um volume de recursos para pagamento de R$ 1,2 milhão. Neste valor, estiveram incluídos os empenhos referentes às bolsas do mês de março e parte dos empenhos das bolsas de abril. O custo médio mensal das bolsas é de R$ 200 mil.
No dia 14 de maio, a Uefs iniciou os procedimentos administrativos para o pagamento de abril, o que pôs fim ao atraso dos valores.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323