Agricultores tero acesso aos R$ 500 milhes do Pronaf

Para receber os recursos, os produtores devem estar adimplentes junto às instituições financeiras

Resolver o impasse para que os R$ 500 milhões do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) possam de fato chegar às mãos do produtor baiano. Este foi o item prioritário da reunião realizada na última quinta-feira (21), na Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), entre os secretários Walter Pinheiro (Planejamento), Edmon Lucas (Desenvolvimento e Integração Regional) e Roberto Muniz (Agricultura) e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Banco do Nordeste (BNB) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia).
Para receber os recursos do Pronaf, os produtores devem estar adimplentes junto às instituições financeiras – a inadimplência impede que 130 mil agricultores em todo o estado tenham acesso ao crédito. A Lei 11.775, de setembro de 2008, institui medidas de estímulo à liquidação ou regularização de dívidas originárias de operações de crédito rural e de crédito fundiário.
Pinheiro explicou a solução encontrada para viabilizar o repasse da verba aos produtores inadimplentes. “A lei permite a prorrogação da dívida desses produtores a partir da amortização mínima de 1% do saldo devedor, até a data de renegociação. A solução encontrada, portanto, é que o Estado pagará o 1% do atraso da dívida dos produtores, viabilizando assim a prorrogação do saldo devedor e o acesso ao crédito”, disse.
Os representantes do BNB e da Desenbahia se reúnem na próxima semana para decidir como se dará esse repasse. Na ocasião, foram debatidas ainda algumas questões referentes ao programa Mais Alimentos e ao Fundo Garantia Safra, ambos do governo federal, que visam dar as condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares nordestinos prejudicados pelos fenômenos da estiagem ou pelo excesso hídrico.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323