Lula, Chvez e Wagner se renem em Salvador

Teve início na manhã de hoje a reunião privada entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Chávez, da Venezuela, e o governador Jaques Wagner. Eles se encontraram no Hotel Pestana, em Salvador, com a participação das delegações dos dois países. Na ocasião, às 10 horas, foi realizada uma cerimônia de assinatura de atos, uma coletiva de imprensa e, às 13 horas, o Governo do Estado da Bahia ofereceu um almoço às autoridades.
Durante o encontro, foram discutidos e assinados acordos para a cooperação fronteiriça, armazenamento e comercialização de alimentos, saúde, facilitação comercial, transporte, serviços bancários, desenvolvimento urbano e habitacional e política industrial.
Na ocasião, os governos da Bahia e do estado venezuelano de Arágua, representados pelos seus respectivos governadores, Jaques Wagner e Rafael Isea, assinaram memorando de entendimento para a cooperação nas áreas de desenvolvimento econômico e tecnológico; cultura; esporte; turismo; educação e saúde.
Cúpula
Trata-se do sexto encontro entre Lula e Chávez no âmbito das reuniões presidenciais trimestrais, iniciadas em dezembro de 2007. Eles deram continuidade ao processo de revisão da agenda bilateral, com ênfase nos programas de cooperação industrial, agrícola, habitacional e de prestação de serviços bancários para a população de baixa renda.
Também foram abordados projetos destinados a estimular o desenvolvimento econômico e social e a integração das populações de fronteira e as perspectivas do processo de adesão da Venezuela ao Mercosul. Além disso, foram debatidos, entre outros assuntos, temas da agenda internacional e regional, como, respectivamente, o novo momento de diálogo entre os Estados Unidos e América Latina e Caribe e iniciativas voltadas à união da América do Sul.
Memorando
Formaliza a intenção das partes em estabelecer e executar, entre outras coisas, as seguintes atividades:
• Intercâmbio de conhecimento, informação e experiências, consultas e assessorias, relacionadas com as áreas de desenvolvimento econômico e tecnológico, cultura, esporte, turismo, educação e saúde;
• Intercâmbio de pessoal capacitado em cada uma das áreas objeto do documento, para a formação e capacitação de recursos humanos;
• Intercâmbio de informações, conhecimento científico e experiências sobre tecnologias que conduzam ao desenvolvimento econômico, nos setores agrícolas, pecuário, artesanal, industrial, metalúrgico e do turismo;
• Intercâmbio de experiências culturais entre ambos Estados, com o objetivo de integrar os povos e incentivar todo o conjunto para que conheçam os pontos de afinidade existentes entre eles;
• Promoção, difusão e incentivo à prática de atividades esportivas em ambos Estados, assim como o apoio ao esporte de alto nível;
• Estabelecimento de vínculos interinstitucionais entre as partes, que resultem em beneficio para os povos de ambos Estados, assim como formas de intercâmbio para fomentar o desenvolvimento turístico entre os diversos destinos da Bahia e de Arágua.
Bahia x Venezuela
O encontro bilateral está marcado para 17 horas, no Palácio de Ondina, onde o Estado da Bahia e o governo venezuelano assinam carta de intenção com a finalidade de trabalhar em conjunto nas áreas de administração pública, turismo, programas sociais e cultura. O documento prevê:
Na área de administração pública: intercâmbio de informações, documentação e visitas de especialistas, no sentido da possível implementação, na Venezuela, de um mecanismo similar ao Serviço de Apoio ao Cidadão (SAC) do Governo da Bahia – sistema integrado de serviços públicos, que reúne no mesmo espaço físico vários órgãos e entidades administrativas, proporcionando ao cidadão economia de tempo e custos no atendimento a suas demandas.
Na área de turismo: estabelecimento de um programa mútuo de fortalecimento da infra-estrutura turística; organização de um seminário de turismo, para operadores de turismo, receptivos e hoteleiros venezuelanos, e apoio na preparação de um festival gastronômico, ambos em Caracas e em setembro de 2009; organização de uma visita dos principais operadores de turismo venezuelanos à Bahia, em outubro de 2009 e desenvolvimento de esforços governamentais e empresariais para o estabelecimento de um vôo Caracas/Salvador.
Na área de educação: compromisso de ambos os governos em fortalecer mutuamente os programas de educação e inclusão social e intenção do governo da Venezuela em fortalecer o programa de alfabetização do Estado da Bahia (Topa), através do método “Yo si Puedo”.
Na área de cultura: Apoio da Fundación del Estado para el Sistema Nacional de las Orquestras y Coros Juveniles e Infantiles de Venezuela (Fesnojiv) com vistas à implantação na Bahia do sistema de formação de orquestras e corais infanto-juvenis; intercâmbio de conteúdos de acervos, informações e documentos audiovisuais; promoção de intercâmbios artísticos culturais, através de residências artísticas, temporadas culturais e apresentações de artistas e grupos artísticos e viagem da Orquestra Infanto-Juvenil da Bahia (Neojibá) a Caracas, em setembro de 2009.
Fonte: www.comunicacao.ba.gov.br

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323