O deputado vai levar ao governador Wagner um documento extraído do encontro das cooperativas
Um passo largo e decisivo para o fortalecimento das cooperativas de leite do Estado foi dado com a realização doSeminário Integração do Sistema das Cooperativas de Produtores de Leite da Bahia, em Feira de Santana. O evento começou na sexta-feira (29/05) e termina neste sábado (30/05). O deputado Zé Neto esteve presente à abertura do evento e falou sobre os esforços do Governo do Estado para revitalizar a cadeia produtiva do leite.
O evento, realizado no Hotel Pousada da Feira, em Feira de Santana, foi idealizado pela Comissão Provisória do Conselho Consultivo das Cooperativas de Leite do Estado da Bahia e a Cooperativa Central de Laticínios da Bahia (CCLB).
O encontro conta com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, EBDA, Conab, Desenbahia, prefeitos, além de dirigentes de cooperativas de vários municípios baianos. O objetivo é ampliar a discussão e propor linhas de desenvolvimento e financiamento para o sistema cooperativo.
Zé Neto falou sobre Cenários Políticos da Cadeia Leiteira da Bahia. O parlamentar, que tem sido o interlocutor entre a classe produtora e o Governo do Estado na busca da revitalização da pecuária leiteira na Bahia, afirmou que a hora é de fazer, dar um novo fôlego ao setor. “É isso que estamos fazendo”, destacou.
O deputado Zé Neto recebeu das mãos dos dirigentes das cooperativas um documento para ser entregue ao governador Jaques Wagner, contendo um diagnóstico das cooperativas. “Levarei ao governador Wagner o documento e tenho convicção que será analisado com carinho. O governador tem sido sensível à luta pela revitalização da cadeia produtiva do leite na Bahia, para corrigir distorções históricas”, afirmou Zé Neto.
O parlamentar petista também fez questão de destacar que, absurdamente, a Bahia compra 900 milhões de litros de leite de outros estados, o que é um reflexo da falta de uma política específica voltada ao setor durante anos. “Precisamos dar um basta nisso. O resgate da cadeia produtiva do leite é uma prioridade para o Governo do Estado”, acentuou Zé Neto.