O mandato do deputado Zé Neto esteve presente ao evento em Valença
Os moto-taxistas de Valença deram um grande passo rumo à regulamentação da atividade no município, com a realização do I Fórum Democrático de Debate sobre Moto-taxistas, na quarta-feira (27/05). Presença de várias autoridades locais e do mandato do deputado Zé Neto, convidado pela associação da categoria devido à sua história de luta ao lado do transporte alternativo no estado.
O principal objetivo do Fórum foi, segundo o diretor da associação, Manoel da Silva, alertar as autoridades locais para a necessidade de estabelecer regras para a fiscalização aos moto-taxistas clandestinos, que hoje representam o principal problema para a categoria.
Em Valença existem 300 moto-taxistas legalizados para explorar o serviço, que foi autorizado há um ano, mas que até o momento não foi regulamentado pelo Poder Público Municipal, que, aliás, não enviou representante ao evento. “É lamentável”, exclamou um dos moto-taxistas presentes.
Manoel da Silva, diretor da associação, destacou que a categoria em Valença quer a regulamentação para que as regras da exploração da atividade sejam claras e que as autoridades possam atuar na fiscalização. “Hoje nossa categoria é castigada pela atuação dos clandestinos. Precisamos também que a população usuária entenda que pegar um moto-taxista clandestino é um perigo para eles mesmos”, destacou.
O mandato do deputado Zé Neto esteve presente ao evento e levou a mensagem do parlamentar, que tem em sua história uma relação bastante próxima. “A regularização, especialmente no âmbito municipal, é fundamental para que o sistema de moto-táxi possa funcionar contribuindo para o contexto social da comunidade, sem depredar o sistema regular de táxi, ônibus e vans, agindo como um elemento suplementar no transporte do município. O enfrentamento no município é o mais legítimo, sendo que as questões jurídicas que estão no Congresso chegam a ser secundárias, diante da urgência dos que vivem e cuidam de suas famílias tirando o pão de cada dia em suas motocicletas”, destacou Zé Neto.
“Acredito que estes valorosos trabalhadores do município de Valença estão no caminho certo visando a organização da atividade. Podem ter certeza que contarão sempre com nosso mandato nessa luta que é legítima”, destacou Zé Neto.
Marcaram presença o promotor público Marcos pontes, o tenente-coronel Paulo Uzêda, a coordenadora de Polícia Civil, Argimária Soares, o diretor da Ciretran, Antônio José Daniel, vereadores e pessoas da comunidade, além de dezenas de moto-taxistas.