Z Neto prestigia tradicional Festa do Divino em Andara

O deputado estadual Zé Neto esteve presente na Festa do Divino Espírito Santo em Andaraí, nas comemorações dos dias 30 e 31 de maio. Várias bandas se apresentaram na praça da cidade, dentre elas, Motumbá que agitou a festa na noite de sábado.
A Festa do Divino é uma tradição em Andaraí. As crianças se vestem com roupas da época do Brasil imperial, dando mais cores e alegrias aos foliões durante os cortejos com desfile de cavaleiros, barraquinhas com comidas típicas, novenário e queima de fogos de artifícios.
A abertura da festa foi na sexta-feira (29) com a apresentação do músico e prefeito de Nova Redenção, Ivan Soares, em seguida, as bandas Trilheiros, Balanço Novo e Cidade Rupestre animaram o início da comemoração.
O sábado (30) começou com as manifestações culturais, dentre elas, a Lavagem das Baianas. O deputado estadual Zé Neto acompanhou as festividades da noite com as bandas Dança Leleu, Lua Cheia, Motumbá e Radikais.
Durante a apresentação da banda Motumbá, o deputado estadual Zé Neto parabenizou o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, pelo excelente trabalho que vem fazendo na cidade. “Wilson Cardoso está de parabéns. Durante pouco tempo na administração vem realizando um bom trabalho. A festa está maravilhosa com a contribuição deste astral maravilhoso da Chapada Diamantina”, ressaltou Zé Neto.
No domingo, último dia da Festa do Divino Espírito Santo, teve a solenidade do cortejo do imperador onde centenas de pessoas carregaram um tronco de mais de 30m para frente da igreja de Andaraí onde o imperador e a imperatriz foram coroados. Na tarde de domingo, teve a procissão do divino e as bandas Saul Avelar e convidados e Lordão fechando o evento com chave de ouro.
História
Coube aos portugueses trazerem para o Brasil a veneração ao Divino Espírito Santo. E Andaraí teve como iniciadoras pessoas vindas de Minas Gerais. A iniciação ao culto em Andaraí coube as mulheres, pertencentes à irmandade de Nossa Senhora da Glória.
A princípio, constava somente das novenas, da missa e dos festejos públicos que elas se seguiam. A partir do ano de 1891 como partes das comemorações de criação do município a cidade surgiu a figura do imperador.
O primeiro imperador foi Domingos Marinhos Filho de Higino e Terta Marinho, que exerceu a função durante 15 anos. O imperador deste ano foi Rommel Lessa Júnior e a imperatriz, Ana Luiza Café. Durante a missa, no último domingo (31), Tácio e Clara foram os nomes do imperador e da imperatriz sorteados para a festa do próximo ano.
Saiba mais no site http://www.andarai.ba.gov.br/

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323