Segurana pblica tema de debate na Assembleia Legislativa

O deputado Zé Neto reconheceu as dificuldades, mas destacou as ações do Governo do Estado que consolidaram ganhos históricos para as polícias civil e militar

 As ações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) resultaram na redução da violência na Bahia no primeiro quadrimestre de 2009. O número de homicídios caiu 11%, o de roubos de carga 38% e os assaltos a coletivos 53%. Os números foram apresentados nesta quarta-feira (3) pela cúpula da SSP, durante audiência na comissão de Direitos Humanos e Segurança da Assembléia Legislativa da Bahia.

O secretário de segurança, César Nunes, o delegado geral da Polícia Civil, Joselito Bispo, e o coronel da PM, Jaime Cunha, foram convidados pelos deputados, que queriam explicações sobre a situação da infraestrutura nas delegacias e sobre a contratação dos agentes e delegados aprovados em concurso.

O delegado geral apresentou um relatório das ações de melhoria na infraestrutura realizadas pelo Governo do Estado. Segundo Joselito Bispo, já foram reformadas seis delegacias em Salvador e 45 no interior do estado. Duas novas unidades foram implantadas na capital e outras cinco no interior.

Ele também falou sobre a aquisição de equipamentos. Foram compradas 500 pistolas, 100 metralhadoras e 53 carabinas táticas, todas de calibre ponto 40, que são mais eficientes e vão substituir os antigos revolveres calibre 38. Para facilitar o atendimento à população e agilizar as investigações foram adquiridos 262 viaturas e 960 computadores. O investimento foi de quase R$3 milhões.

O relatório apresentado aos deputados mostrou ainda que 3.323 policiais foram qualificados com cursos de formação para delegados e agentes. Além desses cursos outros cinco projetos de qualificação foram aprovados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e já estão com a verba liberada e em fase de licitação.

Ciente das dificuldades encontradas no quadro da segurança pública, o deputado Zé Neto (PT) destacou as ações do Governo do Estado que consolidaram ganhos históricos na Bahia. “Foi na mesa de negociação que Lei Orgânica tornou-se uma realidade para a Polícia Civil após décadas de espera, trazendo conquistas inéditas. Reestruturamos a Polícia Militar, realizamos concurso para mais de três mil policiais, investimentos em armamentos modernos, centrais de monitoramento e na aquisição de viaturas”.

O parlamentar afirmou que a atual crise econômica tem dificultado na contratação de policiais e escrivãs, bem como delegados que esperaram quase dez anos para darem seqüência em suas aprovações em concurso público. Em relação aos delegados e agentes da polícia civil aprovados em concurso e que ainda não foram contratados, um dos principais questionamentos dos deputados de oposição, Zé Neto explicou: “Queremos sim contratar esses profissionais e temos ampliado os investimentos visando um melhor atendimento ao cidadão. O que não dá agora é ouvir críticas da oposição, especialmente da turma do DEM, os grandes responsáveis por toda destruição no aparato da segurança pública nas últimas décadas”, concluiu.

Semelhante às afirmações do correligionário Zé Neto, o líder do governo na Assembleia, deputado Waldenor Pereira (PT), explicou que os concursos em questão foram feitos pelo governo passado, que não concluiu o processo de contratação. “O governo anterior, apoiado pelos parlamentares que hoje são de oposição, realizou alguns concursos, todos eles problemáticos. O de agentes da polícia civil, por exemplo, foi feito em 1997, o dos delegados em 2001 e o da polícia militar em 2002 e em nenhum deles os aprovados foram contratados. Nós já admitimos 200 policiais civis, 3.200 policiais militares e já concluímos o curso dos delegados desses mesmos concursos”, afirmou.

Combate ao crime

A cúpula da Secretaria de Segurança Pública mostrou o resultado do trabalho de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas. Só nos quatro primeiros meses do ano foram apreendidos 1.196 armas de fogo, 153 quilos de crack, 292 quilos de cocaína e 1,2 tonelada de maconha. Ao todo 16.422 inquéritos foram instaurados e 3.877 pessoas presas em flagrante.
Fonte: www.comunicacao.ba.gov.br

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323