Em clima de festejos juninos o Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais da Região de Feira de Santana (CATRUFS) inaugurou, no último sábado (06), o Ponto de Cultura “Educação e Cultura: Espaços de Cidadania”.
O Cultura e Educação: Espaços de Cidadania é uma proposta interdisciplinar que contempla as diversidades e identidades culturais regionalizadas e localizadas nas comunidades rurais do Território Portal do Sertão.
O Ponto de Cultura abrange seis municípios, dentre eles, Feira de Santana, Santo Estevão, Santa Bárbara, Conceição da Feira, Irará e Anguera. E tem por objetivo formar multiplicadores de conhecimento.
Conceição Borges, representante legal do CATRUFS, anunciou com grande satisfação a inauguração do Espaço de Cultura e Cidadania. “O ponto de cultura é muito importante para trabalhar nas escolas das comunidades rurais com educação e cultura. Na verdade é um resgate da cultura e também da integração entre os jovens e os idosos, valorizando cada vez mais as culturas da zona rural como o Samba de Roda, o Reizado, dentre outras”, ressaltou Conceição Borges.
No intervalo da inauguração, os participantes tomaram um café da manhã repleto de comidas típicas do São João, como bolo de fubá, mingau de milho, etc.
O deputado estadual Zé Neto esteve na inauguração do ponto de cultura “Educação e Cultura: Espaços de Cidadania” da CATRUFS. “Sem cultura ninguém gosta de morar onde vive. Agora com o ponto de cultura da CATRUFS as comunidades vão se sentir bem em viver bem em um lugar com a valorização da cultura”, finaliza Zé Neto.
O QUE SÃO OS PONTOS DE CULTURA
Os Pontos de Cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que, após seleção por edital público, firmam convênio com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e o Ministério da Cultura, e tornam-se responsáveis por articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades.
O projeto não tem modelo único de instalações físicas, de programação ou atividade, é uma iniciativa que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte e Educação, Cidadania com Cultura e Cultura com Economia Solidária.
Conheça mais sobre os pontos de cultura no site:
http://www.pinet.com.br/secult/default.asp
09
Jun