Bahia vai sediar o primeiro circuito de rua na histria da Stock Car

A corrida será no dia 9 de agosto e vai ser a primeira prova de Stock Car realizada num circuito de rua

Pela primeira vez em 30 anos a Bahia vai fazer parte do Circuito Nacional de Stock Car. O acordo para realização da prova foi assinado nesta terça-feira (9) pelo governador Jaques Wagner, a presidente da Federação Baiana de Automobilismo, Selma Morais, Carlos Alberto Col, diretor-presidente da Vicar Produções Desportivas, empresa que coordena a Stok Car no Brasil, e Claúdio Tinoco presidente da Saltur.
A corrida é no dia 9 de agosto e vai ser a primeira prova de Stock Car realizada num circuito de rua. A pista será montada no Centro Administrativo da Bahia. As ruas do CAB receberão uma nova cobertura asfáltica, equipamentos de segurança, guard-rails, áreas de escape e arquibancadas. Ao todo vão ser investidos R$ 3,5 milhões.
“Nós que já fomos contemplados com a Copa de 2014 e este anos vamos receber as eliminatórias do Mundial, agora teremos também a Stock Car, isso mostra que o esporte está sendo priorizado” disse o governador Jaques Wagner.
O traçado da pista definido pelos organizadores inclui uma reta em frente ao Tribunal de Justiça, onde a velocidade chega à 250 quilômetros por hora. Ao todo o circuito terá 2,8 mil metros e além de muita velocidade, tem diversos pontos de ultrapassagem.
Além do patrocínio, o governo estadual, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai executar obras de recapeamento de 4 mil metros de asfalto, onde funcionará o circuito, e nivelamento da pista onde serão instalados os boxes. As reformas farão com que a pistas do CAB possam no futuro abrigar outras competições, além de oferecer boas condições de tráfego para quem passa diariamente pela região.
Turismo
O setor de turismo também prevê ganhos com a realização da Stock Car na Bahia. “Uma das exigências feitas pelo Governo do Estado para patrocinar a corrida é realização da prova em Salvador por pelo menos cinco anos, o que incluirá a prova no calendário turístico da Bahia”, explica o secretário de turismo Domingos Leonelli. Para ele isso representa um importante passo para o combate à sazonalidade no turismo, uma vez que as provas serão realizadas no mês de agosto, período de baixa estação.
Para o governador Jaques Wagner, a Stock Car vai tornar Salvador uma cidade ainda mais atraente. “O turismo tem que trabalhar em várias frentes, estamos impulsionando o São João, o turismo étnico e o enoturismo, agora vem a primeira corrida de rua da Stock Car isso gera emprego e renda para a população” disse o governador.
Prova
A primeira prova de Stock Car no Brasil foi realizada no dia 22 de abril de 1979. Criada para ser um campeonato de monomarcas, exigia que as peças e os acessórios fossem produzidos no Brasil. Na época, as corridas eram disputadas como o Chevrolet Opala 4,1 - litros.
A primerira corrida foi disputada por 19 carros e os Opalas reinaram na categoria durante 14 anos. Eles foram substituídos, em 1993, pelo modelo Omega e em 2005 a categoria se tornou multimarcas passando a usar motores V8. A Stock Car é a categoria mais veloz do Brasil e a que tem as melhores premiações. Este ano, por exemplo, vão ser distribuídos R$ 3,5 milhões em premiações durante a temporada.
Mais informações:
Stock Car Brasil
http://stockcar.globo.com

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323