Feira de Santana contará com reforço policial e operações especiais no combate à violência

Com interlocução do deputado Zé Neto e de autoridades e representações sociais do município, o governo Wagner garantiu novas medidas que começaram a ser executadas nesta quarta (10)

Visando intensificar a segurança no município de Feira de Santana, o deputado estadual Zé Neto (PT), esteve reunido na tarde de ontem (9), com o secretário da Segurança Pública (SSP) do Estado, César Nunes.
O deputado reconheceu os esforços do governador Jaques Wagner para combater a violência no Estado e pediu ao secretário uma intervenção mais forte e direta na segurança pública de Feira de Santana. “Este é o principal ponto que precisa ser resolvido em nossa cidade. É preciso que se intensifique a ação das polícias Militar e Civil, pois a população feirense está se sentindo desprotegida”, destaca.
Na opinião de César Nunes, a questão da segurança não está agregada somente à atuação da policia, “é preciso que haja uma mudança de valores por parte da sociedade”. O secretário destacou a importância da comunidade está próxima da polícia para facilitar o trabalho de investigação, através do disque-denúncia. “O serviço permite que qualquer pessoa forneça à polícia informações sobre delitos e formas de violência, com absoluta garantia de anonimato”, explica Nunes.
A reunião contou também com a presença do chefe de gabinete Milton Brito, representando o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, Alfredo Falcão, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Conceição Borges, além de líderes sindicais.
“Estive com o governador e ele solicitou do secretário César Nunes que nos atendesse e o mesmo nos atendeu. Tivemos um apoio também por parte do Comando Geral da Polícia Militar, através do Coronel Mascarenhas, que a pedido do governador Wagner destinou para Feira de Santana um comando mais efetivo e reforçou o policiamento em toda área urbana da cidade”, afirma Zé Neto.
O deputado acredita que a operação da Polícia Militar vai melhorar a segurança em Feira de Santana. “Tivemos o cuidado de vir até aqui, reunir a sociedade, o município e outros setores para que pudéssemos discutir, em médio prazo, um ataque mais frontal para as situações que não serão resolvidas apenas com a polícia nas ruas. É preciso investir em política social”.
De acordo com Zé Neto, outros passos serão dados para aproximar e envolver a sociedade organizada com as policias civil e militar no sentido de haver mais cooperação. O parlamentar explicou ainda que, no prazo de 30 dias, será apresentada ao Governo do Estado uma formatação que possibilite um debate permanente entre os diversos autores que compõem a gestão de segurança pública e a população.
Operação Transporte Seguro
A partir desta quarta-feira (10), o Comando da Polícia Militar reforçará o policiamento em toda área urbana da cidade de Feira de Santana, principalmente nos bairros que apresentam maior incidência de ocorrências policiais. A operação contará com o reforço de 70 novos policiais militares, guarnições das Companhias Independentes de Ações Especiais do Litoral Norte e da Região Cacaueira, além do emprego do Pelotão de Motociclistas Asa Branca e de duas guarnições motorizadas da Companhia Especial do 1º Batalhão.
Outra medida adotada será a atuação de equipes do Núcleo de Inteligência, com a finalidade de coletar dados e identificar autorias sobre a prática criminal. A operação permanecerá por tempo indeterminado e tem por objetivo garantir a segurança da população feirense, consistindo no emprego ostensivo do policiamento em pontos estratégicos da cidade e na realização de abordagens a veículos e transeuntes.
Ganhos históricos
A proposta do Governo do Estado para os servidores da Polícia Civil consolida ganhos históricos para a categoria com medidas como o destravamento das carreiras, por meio de reenquadramento e promoções; incorporação e revisão de gratificações com recuperação progressiva dos salários; reajustes lineares gerais para assegurar ganhos acima da inflação e a garantia de que nenhum vencimento básico ficará abaixo do salário mínimo.
Foi na Mesa de Negociação, além disso, que a Lei Orgânica da Polícia Civil tornou-se realidade após décadas de espera, trazendo conquistas inéditas e viabilizando a nova estrutura proposta. Com a Lei, a polícia teve a estrutura fortalecida com a criação de novos departamentos, como os de Homicídios, de Inteligência Policial e de Planejamento, Administração e Finanças, além da ampliação de outros já existentes; a implantação de novo sistema de telecomunicação que integrará as polícias Civil, Militar e Técnica e da Delegacia Móvel; e a garantia de que a capacitação do servidor será levada em conta para a obtenção de melhorias salariais.
Em abril deste ano, o Governo do Estado reforçou a segurança pública em Feira de Santana com a entrega se seis viaturas, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para a Polícia Civil. Além de Feira de Santana, a população de Salvador e mais 34 cidades do interior baiano também foram contempladas. As viaturas fizeram parte de um lote de 229 veículos locados pelo governo estadual por um prazo de dois anos, com um investimento de R$ 14,7 milhões.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323