Associao de Hospitais da Bahia rene bancada do Estado no Congresso Nacional

O deputado Zé Neto compareceu ao encontro realizado entre representantes de instituições de saúde e a bancada baiana no Congresso

Na tarde do último dia 16, o deputado estadual Zé Neto (PT) se dirigiu à Brasília para participar da reunião dos representantes dos hospitais da Bahia com a bancada do Estado no Congresso Nacional. A comitiva de 38 integrantes da Associação dos Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), liderada pelo presidente Marcelo Britto, conseguiu mobilizar quase toda bancada baiana no Congresso. Os senadores João Durval (PDT), César Borges (PR) e ACM Jr. (DEM) estiveram presentes. Dos 39 deputados federais, 35 compareceram ao plenário número 14.
O principal objetivo do encontro, que contou com a presença do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, foi apresentar um quadro resumido das instituições de saúde privadas e filantrópicas do Estado.
Durante a reunião, o presidente da Ahseb, Marcelo Britto, fez uma breve apresentação sobre a situação econômica e financeira das redes de atendimento médico na Bahia, e expôs as três principais reivindicações do grupo: reajuste da tabela do SUS, redução da carga tributária e manutenção da imunidade fiscal para os filantrópicos e acesso a linhas de financiamento específicas para a área de saúde.
Médicos e administradores de hospitais baianos entregaram um documento elaborado pela Associação de Hospitais e pelo Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia em que mostram as dificuldades enfrentadas pelos hospitais atualmente. O ofício foi entregue a coordenadora do bloco na Câmara dos Deputados, deputada Lídice da Mata (PSB).
Na visão do deputado Zé Neto, os hospitais têm razão e legitimidade para reclamarem da situação em que se encontram. O parlamentar explicou que há um processo histórico acumulado que, evidentemente, acarreta dificuldades para estas instituições que precisam enfrentar planos de saúde, custos e situações dentro do próprio poder público relacionadas a pagamento de servidores, medicamentos, e uma série de dificuldades que precisam ser avaliadas.
“Nesse momento, é fundamentalmente importante ouvi-los. Existe um sentimento generalizado em toda a bancada federal da Bahia, bem como na bancada estadual, de que nós precisamos atender em parte os reclames dos hospitais e dar as mãos para que possamos conciliar, compartilhar e buscar saídas dialogadas”, destaca.
Tratando especificamente da situação dos hospitais baianos, Zé Neto defende que tanto os hospitais particulares como Planserv, hospitais públicos e a saúde, de um modo geral, sejam vistos como um conjunto. Internamente, em nível de governo, o deputado tem proposto a criação da Câmara Construtiva da Saúde na Bahia. De acordo com ele, que atualmente integra a Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa do Estado, a iniciativa visa promover o debate com empresários, movimentos sociais, organizações institucionais, com a OAS, que também presta serviços de saúde, além do governo estadual e representações municipais.
“A partir da criação da Câmara Construtiva da Saúde, teremos a possibilidade de avalizar as ações e compartilhar as construções. Conversei com o secretário Jorge Solla que considerou a ideia importante, bem como o próprio presidente da Associação de Hospitais, Marcelo Britto, que também concordou com a construção”, afirmou Zé Neto esclarecendo que, dentro dos próximos dias, serão realizadas as interlocuções necessárias para que o governador Jaques Wagner receba a comitiva dos hospitais além de processar, junto à deputada Lídice da Mata, um afinamento com a ideia de criar a câmara construtiva.
O deputado destacou ainda que a iniciativa se entrelaça ao que o governo já vem fazendo com a Câmara Setorial do Leite, do Cacau e com a Câmara de Alimentos, que já vem sendo viabilizada, além da possibilidade de criar a de Suínos e Frangos. “Tudo isso demonstra o interesse do governo para uma construção compartilhada. Acho que esse é um caminho a ser trilhado para que tenhamos mais eficiência e legitimidade nas decisões que venham a ser tomadas no âmbito institucional e oficial”, concluiu.
A reunião contou também com representantes das Santas Casas de Misericórdia de Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista; dos hospitais Santa Isabel, Espanhol, São Rafael, Português; e de clínicas, laboratórios e sindicatos ligados à área da saúde.

 
 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323