Os números do balanço parcial dos sete primeiros dias de programação oficial do São João da Bahia, no Terreiro de Jesus, em Salvador, foram classificados como positivos pelas equipes técnicas da Secretaria de Turismo do Estado e Bahiatursa. Os itens avaliados foram: segurança, satisfação do público e dos comerciantes locais e ocupação na rede de hotéis, esse último considerado muito importante para o turismo no mês de junho.
Segundo dados do Sindicato de Hotéis da Bahia, a taxa de ocupação nos 22 maiores estabelecimentos do ramo em Salvador ficou acima de 60%. Para o secretário Domingos Leonelli, isso mostra que o principal propósito da programação do São João da Bahia, que é o da atração de turistas, já está obtendo uma resposta positiva, ainda que este seja o segundo ano da festa que só em 2008 foi formatada como produto turístico.
No que se refere a segurança pública, o dia em que houve o maior número de ocorrências foi o sábado (20/6), com seis registros, ainda assim o índice é considerado baixo pela polícia, uma vez que havia mais de 40 mil pessoas no Pelourinho. A operação desencadeada pela PM em Salvador envolve o contingente de seis mil policiais, que estão se revezando nos locais onde acontecem os festejos juninos. O destaque é o São João do Pelourinho, que conta diariamente com 260 PMs fazendo o patrulhamento.
Com relação ao comércio local, proprietários de bares e restaurantes comemoram o sucesso da programação no Centro Histórico. O empresário Clarindo Silva afirmou que o São João da Bahia “é uma injeção de ânimo” para quem depende dos eventos culturais no Pelourinho.
O São da Bahia no Terreiro de Jesus tem programação até o próximo dia 28. Ainda passarão pelo palco principal da festa artistas como Alceu Valença, Falamansa, Daniel, Gereba, Zelito Miranda, Carlos Pitta, entre outros.
Fonte: Ascom/Setur