Interessado em acompanhar as mudanças que estão ocorrendo no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), localizado no município de Feira de Santana, o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Afonso Florence, compareceu na manhã deste sábado (27), à unidade da rede estadual de saúde.
O secretário visitou o hospital acompanhado de uma comitiva formada pelo deputado estadual Zé Neto (PT), pela diretora Geral do HGCA, a médica pediatra Edilma Reis, pelo coordenador do Departamento Cirúrgico do Hospital, Dr. André Guimarães, além de representantes da Superintendência de Construções Administrativas do Estado (Sucab), e da Engelux Engenharia Ltda, empresa responsável pelas obras.
As intervenções incluem desde a ampliação do centro cirúrgico, até a reforma da cozinha, refeitório, entre outras instalações do hospital.
“Com essas cinco novas salas de cirurgias funcionando, o atendimento à população se tornará ainda melhor. Esse é o nosso objetivo, melhorar cada vez mais a qualidade de vida do povo baiano, em especial a saúde pública de nosso Estado”, afirmou o deputado Zé Neto.
Durante a visita, o secretário Afonso Florence fez um breve balanço das ações do governo Jaques Wagner na área da saúde. De acordo com ele, as obras em todo o Estado estão sendo retomadas em ritmo acelerado, a exemplo do Hospital da Criança, que esta sendo construído ao lado do Clériston Andrade. "Entregamos o hospital de Irecê, o de Juazeiro, e já estamos construindo o segundo Hospital Geral do Estado (HGE). Além disso, realizamos a ampliação do SAMU 192 e implantamos a internação domiciliar", destacou.
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, a conclusão das obras no HGCA, orçadas em, aproximadamente, R$ 5 milhões, será uma realização para o povo de Feira de Santana e de toda a região. "A população feirense esperou uma resposta do governo passado e só agora está sendo atendida. As ações consolidam a melhoria substancial da saúde na Bahia, comandada pelo nosso governador Jaques Wagner", ressaltou Afonso.
A diretora geral do Hospital, Edilma Reis, explicou que o Clériston Andrade foi encontrado em situações precárias, a exemplo do centro cirúrgico, da Central de Materiais Esterilizados (CME), emergência, cozinha, refeitório entre outras áreas. Na opinião da diretora, após a conclusão das obras o atendimento prestado pela unidade será dobrado, em especial o do centro cirúrgico. "Depois dessas reformas, iremos dar um suporte maior à população. A entrega dessas cinco novas salas e a reestruturação do centro cirúrgico dará ao Clériston a capacidade de prestar um atendimento com maior conforto e agilidade”, afirmou Edilma.
Maior hospital de emergência do interior do estado e um dos maiores da Bahia, o Hospital Geral Clériston Andrade faz parte da rede hospitalar da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e é referência para 126 municípios com população de quase quatro milhões de pessoas.
Integrado ao Programa de Residência Médica da Sesab/SUS, o Clériston Andrade foi o primeiro hospital do Nordeste a receber o título de "Amigo da Criança", concedido pela Unicef, por adotar medidas incentivadoras ao aleitamento materno. O banco de leite da unidade é referência para o estado e se sustenta na doação feita por mães que têm secreção láctica superior às necessidades de seus filhos.
Confira em nossa galeria de fotos algumas imagens registradas durante a visita ao HGCA.