O deputado Zé Neto discute com o presidente do Desenbahia o financiamento para compra de vans
Dando prosseguimento à luta pela regulamentação e fortalecimento do transporte alternativo na Bahia, o deputado estadual Zé Neto (PT) se reuniu hoje, 29, com o presidente do Desenbahia, Luiz Pititinga, e com o diretor de negócios da instituição, Marcelo Oliveira, para discutir linhas de financiamento para a compra de vans pelos operadores.
Depois da sanção do governador Jaques Wagner ao Projeto de Lei 11.378/2009, que legaliza o transporte alternativo no Estado, o deputado antecipou os debates sobre a aquisição dos veículos. Zé Neto propõe que o financiamento se estenda a veículos novos e usados, e valha para o período anterior e posterior à realização da licitação para operar as linhas.
O presidente do Desenbahia ressaltou a importância da iniciativa do deputado e reafirmou o comprometimento da instituição com o projeto. “Este é um projeto que, além de gerar emprego e renda, vai assegurar ao usuário um sistema de transporte adequado e seguro. Estamos conversando com a Agerba para concluir os estudos técnicos sobre a proposta”, assegurou.
O deputado enfatizou a importância da última audiência pública, que será realizada em Teixeira de Freitas, no dia 10 de julho. “A audiência de Teixeira de Freitas é muito importante. Ela traz o acumulo das outras 21 audiências, que foram fundamentais para legitimar e sintonizar as medidas legais com a realidade e as necessidades do sistema. Estamos a caminho de apresentar ao governador Jaques Wagner uma proposta realista e inovadora para melhorar o transporte alternativo no Estado”, disse.
Zé Neto demonstrou otimismo e destacou o êxito de experiências semelhantes da instituição, como o programa ‘Pró Táxi’, que abriu linhas de crédito para taxistas. “O Desenbahia tem sido protagonista em diversos projetos desta natureza, como o de financiamento da compra de táxis. Por isso, acredito que avançaremos para chegar a uma definição positiva”, afirmou.