Mandato promove debate sobre democratizao das rdios comunitrias

O encontro foi promovido pelo Mandato da Luta. O deputado Zé Neto, primeiro advogado do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana, salientou a importância do diálogo

Centenas de representantes de associações e rádios comunitárias estiveram presentes no seminário “Democratização das Rádios Comunitárias” realizado pelo mandato do deputado estadual Zé Neto juntamente com a Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (Agecom), nesta quarta-feira (1º), durante todo o dia no auditório da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF).
A mesa de abertura foi composta pelo deputado estadual Zé Neto; Mario Sartorello, representante do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB); Rosely Arantes, representante da AGECOM; Arlene Freire, presidente regional da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO) e Jonicael Cedraz, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Manuela Falcão, advogada, palestrou sobre a Legislação para as Rádios Comunitárias. Em seguida, Robinson Almeida Secretário de Comunicação do Estado da Bahia, fez uma explanação sobre o cenário e a sustentabilidade das Rádios Comunitárias no âmbito Estadual.
O Secretário de Comunicação Social, Robinson Almeida, durante a apresentação mostrou que o Estado está preocupado com a regulamentação das Rádios Comunitárias. “A informação é um direito do cidadão, esse princípio constitucional de levar informação está acima de todos os debates. As rádios têm que está dentro dos preceitos do que diz a legislação brasileira, a existência de rádios legais de caráter comunitário é uma conquista do povo brasileiro. A todo um processo de avanço a ser conquistada, a concessão de mais e mais veículos deste tipo para várias cidades do interior e o funcionamento de rádios não legalizadas deve ser debatido de forma muito tranqüila com a sociedade”, salientou Robinson Almeida.
Muitas rádios dos municípios da Bahia participaram do seminário sobre a democratização das rádios comunitárias, dentre elas, a Rádio Quijingue FM, 98,7 Rádio FM, Rádio Vida Nova, Feira FM, Sertão FM, Alfa FM, Água Fria FM, Atividade FM de Lapão, Subaé AM, Valente FM, Santa Quitéria FM, Laranjeira FM, Sociedade de Feira, Broz Rádio, Rádio Povo, Via Real, Independente FM, Jerusalém FM e a rádio Web Na Real.
Valter Vieira, presidente do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana e João Luciano, representante da Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu também estiveram presentes no evento.
Depois da palestra do Secretário de Comunicação do Estado da Bahia, Mario Sartorello ministrou uma um debate de Formacão de Comunicadores Comunitários.
O deputado estadual Zé Neto, primeiro advogado do Sindicato dos Radialistas de Feira de Santana, salientou a importância do diálogo sobre a democratização das Rádios Comunitárias. “O evento tem como objetivo colocar Feira de Santana num foco importante para o Estado e para o Brasil. O ponto positivo é o diálogo com todos os setores, não seria diferente com as Rádios Comunitárias. A questão da democratização e da sustentabilidade é um dos pontos que nós precisamos resgatar das lutas todas do movimento de Rádios Comunitárias e possa potencializar e dar força. É neste sentido que eu estou aqui trabalhando juntamente com o governo para que a ação institucional possa ouvir um movimento tão importante para a sociedade”, finalizou Zé Neto.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323