O município de Tremedal foi beneficiado com uma ambulância, fruto de emenda do deputado Zé Neto
Mais 63 novas ambulâncias vão reforçar o atendimento à população baiana no interior. Junto com a entrega dos veículos, nesta quarta-feira (8), o governador Jaques Wagner assinou também um termo de compromisso para a construção de 45 unidades de pronto-atendimento (UPA).
Do total de 63 ambulâncias, 60 foram compradas por força da aprovação de emendas parlamentares pelo Executivo e três foram adquiridas pelo convênio entre o governo estadual e a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Neste caso, o governo financia 90% do equipamento e o restante é pago pela prefeitura, em 36 meses.
O município de Tremedal foi beneficiado com uma ambulância, fruto de emenda do deputado estadual Zé Neto (PT). O prefeito Zé Bahia recebeu a chave das mãos de Zé Neto e agradeceu ao deputado pela entrega do veículo.
As ambulâncias são da marca Ford Courier, equipadas com os materiais necessários para dar suporte básico ao deslocamento dos pacientes. Praticamente todas as regiões da Bahia foram contempladas, o que vai representar um reforço importante para os gestores da saúde de 59 municípios.
Além das ambulâncias, outros 164 veículos já foram entregues à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) este ano. De 2007 para cá, a secretaria já recebeu também dois caminhões, 12 UTIs móveis e o Samu foi reequipado com 41 motos e 56 ambulâncias, entre outros.
Atenção básica
Wagner declarou que a inclusão das emendas no orçamento, apesar da crise econômica que provocou uma queda na arrecadação de cerca de R$ 500 milhões no primeiro semestre, soma-se ao que o governo tem feito para melhorar a saúde na Bahia.
Para ele, a saúde começa na casa da pessoa, com água, saneamento, posto de saúde e equipes de agentes de endemias e de combate à dengue equipados. “Não adianta dar remédio para curar verminose, se as crianças bebem água suja e o esgoto corre a céu aberto. Todo este esforço na atenção básica faz com que seja cada vez menor o número de atendimento nos grandes hospitais”, observou.
Programa de investimentos
O secretário da Saúde, Jorge Solla, rebateu as críticas que a área estadual de saúde vem recebendo nos últimos dias pela imprensa. “Estamos fazendo o maior programa de investimentos em saúde pública na Bahia”, afirmou.
Solla disse que no início da atual gestão a pasta contabilizava uma dívida de mais de R$ 205 milhões, os hospitais estaduais e a frota da secretaria estavam sucateados, a Bahia não contava com equipamento de UTI móvel e que não havia uma política de investimentos para ampliar a capacidade de atendimento.
O secretário demonstrou as mudanças que vêm sendo realizadas desde então. “Neste momento, além dos hospitais do Subúrbio e da Criança, em Feira de Santana, outros 16 estão em obras. Em 15 de junho entregamos o de Juazeiro e este ano será entregue o de Santo Antônio de Jesus”, explicou.
Segundo ele, já foram entregues 230 postos do Programa de Saúde da Família (PSF), que fazem parte de uma meta de 400 novos postos até o final de 2010”, contabilizou Solla. a ampliação de leitos públicos que está sendo feita na rede estadual é de mais de 1,1 mil unidades, “o que representa um aumento de mais de 20%”.
Com informações da Agência Estadual de Comunicação do Governo do Estado