Foi realizada no domingo (12), a terceira edição de uma das mais tradicionais manifestações culturais da região do Portal do Sertão: o Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana.
O deputado estadual Zé Neto acompanhou todo o desfile que também contou com a participação de artistas feirenses, grupos de teatro e mascarados, dentre outros. O desfile de mascarados, acompanhado por zabumba e outros elementos, saiu do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), percorrendo a praça da Bandeira, rua Marechal Deodoro, beco do Mocó, encerrando na Praça Monsenhor Renato Galvão (Catedral Metropolitana).
“Esse evento é muito rico em cultura e arte, os Bandos Anunciadores eram os que mais envolviam os jovens pela originalidade, ingenuidade e pureza de intenções. Hoje vemos famílias inteiras prestigiando a festa, Sinto-me feliz e honrando em participar por mais um ano dessa manifestação folclórica da nossa Feira de Santana”, destacou Zé neto.
A Festa
Extinta em 1987, tenta-se, desde 2007, resgatar esta parte profana da festa, numa iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
Oficialmente, a extinção foi sustentada pela justificativa de que a festa, como um todo, havia perdido a essência da comemoração religiosa, com o registro de casos de brincadeiras de mau gosto, atos considerados imorais e violência.
Instituições públicas como a Universidade Estadual de Feira de Santana têm importante papel no resgate de tradições populares, mas, neste contexto, é imprescindível o envolvimento de toda a comunidade. A afirmação foi feita pelo reitor da Uefs, José Carlos Barreto de Santana, na última sexta-feira à noite (10), durante o lançamento da terceira edição do Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana.
Confira as fotos em nossa galeria de fotos