A assessoria do mandato do deputado estadual Zé Neto (PT) participou, no último domingo (12), de assembleia promovida pela Liga Cultural de Bandas e Fanfarras da Bahia (LICBAMBA). A reunião foi realizada na Escola Estadual de Feira de Santana e reuniu representantes de fanfarras de 22 municípios de diversos territórios que, na oportunidade, definiram o calendário de praças (cidades) do campeonato que a liga organiza anualmente.
A assessoria apresentou para os participantes a Campanha pela Criação dos Sistemas Municipais de Cultura, reforçando a importância da participação das bandas e fanfarras nas conferências municipais, que serão realizadas até o mês de setembro. Durante a assembleia, o Mandato da Luta também informou os encaminhamentos para a realização do 1º Seminário das Fanfarras da Bahia e a instituição do Dia Estadual das Bandas e Fanfarras, iniciativas apoiadas pelo deputado Zé Neto.
Pela Criação dos Sistemas Municipais de Cultura
A campanha do Mandato da Luta visa contribuir para a criação dos Sistemas Municipais de Cultura em todos os municípios baianos. O Mandato pretende ajudar os representantes da sociedade civil e do poder público interessados na formação de Comitês Pró-Sistema Municipal de Cultura em cada cidade.
Essa campanha vai realizar oficinas para preparar os membros dos Comitês, que serão responsáveis pela articulação e mobilização do processo de criação dos sistemas. Durante as oficinas, serão elaboradas minutas dos projetos de lei para discussão com a sociedade local. Serão definidos Planos de Trabalho para os Comitês e criado um grupo de discussão na internet para facilitar a comunicação entre os participantes dos Comitês.
A construção dos Sistemas Municipais de Cultura é de interesse de todos que buscam garantir a participação e o controle social. Através deles, a sociedade poderá fortalecer os processos democráticos de participação na gestão das políticas e de investimentos na área cultural.
Através da iniciativa, o deputado Zé Neto contribui com a construção de mecanismos para o monitoramento integrado, e a avaliação das políticas públicas de cultura. O objetivo é fomentar as políticas que visam à cooperação entre os entes federados na área cultural. Além disso, promoverá a interação da cultura com as demais áreas sociais, destacando seu papel estratégico no processo de desenvolvimento social, e fortalecendo os eixos estruturantes do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
13
Jul