A rede estadual de ensino do município de Feira de Santana recebeu boas notícias na tarde desta quarta-feira (15). Passos positivos foram dados durante reunião intermediada pelo deputado estadual Zé Neto (PT), entre o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação (SEC), José Carlos Sodré, e representantes de entidades municipais ligadas ao sistema.
As principais dificuldades enfrentadas, a exemplo da falta de professores e atraso no pagamento de salários e no repasse de verbas, foram sanadas pelo Governo do Estado durante a reunião. Dentre as demandas apresentadas, ficou definida a liberação de, até sexta-feira (17), R$ 8,5 milhões para a remuneração de funcionários prestadores de serviços de apoio às escolas, sendo estes auxiliares administrativos, porteiros, servidores gerais e merendeiras; o pagamento de duas parcelas do Fundo de Assistência Educacional (FAED) até a próxima semana; e o repasse da parcela trimestral da Merenda Escolar que, de acordo com o superintendente Carlos Sodré, será efetuado até o final de julho.
"O caminho deve ser sempre o do diálogo. Nosso esforço é de buscar conjuntamente saídas mais concretas reduzindo os ruídos e evitando desgaste com uma categoria que, ao invés de insatisfeita, precisa estar motivada para que possamos avançar na melhoria da educação do estado", afirmou Zé Neto.
O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB), Germano Barreto, parabenizou o deputado pela iniciativa de viabilizar o encontro e mostrou satisfação ao destacar o compromisso do Governo do Estado com a categoria. “Fico feliz em ver o governo se mobilizando para atender os pleitos dos professores. Esse encontro hoje foi um fato histórico, vocês romperam as dificuldades existentes na educação de nosso estado”, afirmou o diretor da APLB se referindo ao deputado Zé Neto e ao superintendente da SEC, Carlos Sodré.
Para o diretor da Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana (Direc), Moura Pinho, as ações irão solucionar a situação delicada enfrentada pelas escolas do município e a Direc busca saídas administrativas para aperfeiçoar cada vez mais a educação.
O deputado Zé Neto explicou que a reunião foi proposta em conversa com o secretário de Planejamento, Walter Pinheiro e com o secretário de Educação, Adeum Sauer. Zé Neto propôs a realização de um mutirão de trabalho convidando a APLB e a Direc de Feira de Santana com o objetivo de resolver, definitivamente, as dificuldades que tem gerado insatisfações na rede estadual de educação do município, com a participação da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Administração (Saeb), Educação (Sec) e Planejamento (Seplan).
O encontro, que foi realizado no gabinete do deputado, em Salvador, também contou com a presença do coordenador escolar da Direc de Feira de Santana, Beldes Ramos.