Um convênio pioneiro entre o governo da Bahia, Hospital São Rafael, ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) resultou na inauguração, nesta sexta-feira (17), do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael. O CBTC é o primeiro do Norte/Nordeste e o oitavo do país credenciado pelo Ministério da Saúde para o manejo de células-tronco.
Construído numa área de 700 metros quadrados, o centro recebeu financiamento estadual de R$ 1,5 milhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). No local, serão desenvolvidas pesquisas básicas e aplicadas na área biomédica, com o objetivo de desenvolver novos métodos de tratamento de doenças degenerativas e traumáticas, como a Doença de Chagas, lesões crônicas no fígado e cardiopatias.
“A chegada deste centro de pesquisa representa um grande avanço tecnológico para salvar vidas e integra um projeto amplo de desenvolvimento na Bahia, a exemplo do futuro Parque Tecnológico. O local é dividido em três áreas, e uma é voltada aos experimentos com animais para os estudos das células-tronco”, disse o governador Jaques Wagner, presente à solenidade