O deputado estadual Zé Neto parabenizou a assessora Thaíse Pinto na formatura de Engenharia Ambiental da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), no último sábado (18), durante a solenidade na faculdade.
O parlamentar foi o paraninfo da turma e ressaltou, em seu discurso, "que para o mundo onde a biosfera produz 30% menos do que necessitamos para manter a vida em padrões adequados e, paralelamente, 60% da humanidade enfrenta difuculdades como fome e exclusão, é preciso engenharia e muita engenharia ambiental para tornar o planeta sustentável ou, ao menos, manter viva a condição de fazer o desenvolvimento sem desfazer da vida".
Zé Neto também destacou que o compartilhamento entre governo e sociedade na Bahia é o pilar mais sólido do estado moderno e da democracia. "Que os (seis) jovens formandos nos ajudem a manter o sonho e a vida pulsando, porque essa é a melhor política", finalizou.
Thaíse Pinto, responsável pelo eixo de Meio Ambiente do Mandato do deputado Zé Neto, agradeceu a todos com muito entusiasmo por esta conquista. “Todos os meus esforços são em busca de um único objetivo: Ser Feliz. Esta foi apenas mais uma etapa em minha vida, de agora em diante, exercer a função de engenheira ambiental será meu grande desafio”, ressaltou Thaíse em seu convite de formatura.
Na sexta-feira (17), os formandos participaram de uma missa na Capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara. No domingo (19), o deputado também participou de um almoço organizado pelos familiares da formanda. “Thaise está de parabéns por mais esta vitória em sua vida. Que os desafios da profissão a transforme em uma excelente engenheira ambiental. A sociedade precisa de pessoas preocupadas com a preservação do nosso mundo", finalizou o parlamentar.
ENGENHARIA AMBIENTAL
O engenheiro ambiental atua na preservação da qualidade da água, do ar e do solo a partir do diagnóstico, manejo, controle e recuperação de ambientes urbanos e rurais. As funções do profissional da área incluem investigação, avaliação, adaptação e implantação de sistemas de produção ambientalmente viáveis, a recuperação de áreas degradadas e a diminuição e o monitoramento dos processos e atividades causadores de impactos ambientais. É ele, também, que prepara empresas e organizações para receber licenças ambientais de funcionamento.
O engenheiro ambiental pode, ainda, elaborar propostas alternativas para o tratamento de poluentes e para a utilização racional de recursos naturais. Esse profissional atua também para viabilizar a obtenção do certificado ambiental para a área de produtos e serviços, a ISO 14.000. Pode ainda diagnosticar problemas, propor soluções, participar da elaboração de projetos ambientais e acompanhar a implantação e o funcionamento dos sistemas e equipamentos destinados à minimização das dificuldades no setor.
A Engenharia Ambiental, ao contrário de outras profissões na área de meio ambiente – Ecologia, por exemplo –, é regulamentada no Brasil desde 2000, pela Resolução 447 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
20
Jul