Políticas governamentais e outras ações voltadas para a reestruturação do segmento foram apresentadas por Zé Neto durante seminário regional em Mundo Novo
Dando continuidade ao trabalho de modernização da pecuária leiteira na Bahia, o deputado estadual Zé Neto (PT) se dirigiu ao município de Mundo Novo na última sexta-feira (17), para fazer parte do II Seminário Regional sobre a Cadeia Produtiva do Leite.
Em seu discurso, Zé Neto pontuou a necessidade de avançar no processo de reestruturação da cadeia e destacou a importância do diálogo entre produtores e parceiros, a exemplo do Banco do Nordeste, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (Ebda).
“Temos o terceiro rebanho de gado no Brasil, mas somos o 25º em produtividade de leite, o que nos coloca bem distantes de sermos destaque
O deputado falou da criação de uma marca de leite para o estado, o que considera “um passo decisivo na revitalização do segmento”. No dia 22 de julho, às 16h, na sede da Secretaria de Planejamento, Zé Neto e os secretários Walter Pinheiro (Seplan), Roberto Muniz (Agricultura), Eva Chiavon (Casa Civil), juntamente com o presidente da Ebal, Reub Celestino, realizarão uma importante reunião para acertar a criação da marca Leite Bahia. "Esta reunião será decisiva, porque fecharemos a criação da marca Leite Bahia que irá proporcionar melhor condição de compra ao Estado e fortalecer as cooperativas de produtores na Bahia", explicou.
Ainda durante a reunião, Zé Neto propôs aos produtores e dirigentes de cooperativas de Mundo Novo que elaborassem um documento para ser entregue ao governador Jaques Wagner, contendo um diagnóstico das cooperativas e as reais necessidades da região. “Levarei o documento de vocês ao governador e tenho convicção de que será analisado com carinho. Wagner tem sido sensível à luta pela revitalização da cadeia produtiva do leite na Bahia, para corrigir distorções históricas”, afirmou Zé Neto. O deputado garantiu que entregará o documento na próxima reunião da Câmara Setorial do Leite, no dia 04 de agosto.
Zé Neto vem percorrendo todo o Estado acompanhando as discussões em torno do projeto que reestrutura a cadeia produtiva do leite e destacando a importância de desenvolver e aprimorar o segmento na Bahia.
O evento abordou o Programa Nacional de Melhoria e Qualidade do Leite, o Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), Manejo Alimentar e Sanitário com Homeopatia para produção de leite a Pasto, entre outras questões.