As ações foram apresentadas ontem (20), durante videoconferência promovida pela Sesab. O deputado Zé Neto participou do evento e parabenizou o governo pela iniciativa
Mais de 550 pessoas em 28 municípios acompanharam, na tarde de ontem (20), a videoconferência "Saúde de Todos Nós - Combatendo a Dengue e Diminuindo a Mortalidade Materno-Infantil no Estado da Bahia", promovida pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no Instituto Anísio Teixeira (IAT). O evento contou com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Saúde, Jorge Solla, de deputados da base governista, a exemplo de Zé Neto, prefeitos e secretários municipais.
“O que combate a dengue é a conscientização e responsabilidade dos agentes de saúde e da população. O mosquito com certeza não é mais poderoso do que a ação de combate e que a responsabilidade de todos nós”, afirmou o governador Wagner durante abertura da videoconferência.
Em entrega simbólica, foram distribuidas 40 geladeiras para equipar Unidades de Saúde da Família de municípios com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), 1.146 kits com materiais necessários no dia-a-dia do enfrentamento da dengue para Agentes de Combate às Endemias (ACE's) de 239 municípios e 250 mil capas para reservatórios de água, em parceria com a Embasa, destinadas aos 45 municípios prioritários no combate à dengue por registrarem altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti.
"A qualificação dos Agentes de Combate às Endemias e de gestores de saúde para reforçar o combate a dengue é um pilar essencial na construção do relacionamento entre Estado e Município. Essa ação conjunta contribui tanto materialmente (melhoria dos equipamentos e suportes), como na agilização das medidas de prevenir o mosquito", destacou o deputado Zé Neto.
Ainda durante a videoconferência, foi lançado o curso de extensão Combatendo a Dengue na Atenção Básica e apresentado o módulo "Mamãe-bebê" do Curso de Especialização em Saúde da Família. O curso, ministrado na modalidade à distância, tem como objetivo ampliar a capacidade dos profissionais de saúde da Atenção Básica para as ações no combate à dengue, que vão desde a prevenção até o cuidado à pessoa com suspeita de dengue e confirmação da doença.
O módulo "Mamãe-bebê" tem o objetivo de qualificar as ações para o combate à mortalidade materno-infantil na Bahia, terá duração de dois meses, com atividades presenciais e à distância, via internet. O Curso de Especialização em Saúde da Família e em Gestão da Atenção Básica, oferecido pela Sesab, será reproduzido para 300 profissionais - médicos, enfermeiros e odontólogos - em 28 municípios sedes de microrregião da Bahia. Em 2010, o curso será reproduzido para 3 mil profissionais, que terão como tutores os 300 profissionais participantes do curso atualmente.
Com informações da Secretaria Estadual da Saúde