Bahia vai sediar maior evento cientfico de avicultura no mundo

Através da intervenção do deputado Zé Neto, o evento contará com o apoio do Governo do Estado e será realizado em 2012, no Centro de Convenções

Entre os dias 05 e 08 de agosto de 2012, o Pavilhão de Exposições do Centro de Convenções da Bahia abrigará um megaevento sobre a atividade avícola. Será realizado a 24° edição do Congresso Mundial de Avicultura, seminário promovido pela Associação Mundial de Avicultura (WPSA), representada oficialmente no Brasil pela Fundação APNICO de Ciência e Tecnologia Avícolas (FACTA).
Na manhã desta terça-feira (28), com o objetivo de buscar apoio do Governo do Estado, o diretor financeiro da FACTA, João Batista Luchesi e o presidente da WPSA no Brasil, Edir Silva, estiveram reunidos com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. O encontro foi intermediado pelo deputado estadual Zé Neto (PT), um dos grandes incentivadores da reestruturação da avicultura no Estado.
Os organizadores fizeram uma breve retrospectiva do Congresso que, de acordo com eles, é o maior evento mundial de avicultura. O presidente Edir Silva contou que depois de 34 anos a WPSA volta a organizar o Congresso no Brasil. O último, em 1978, foi realizado no Rio de Janeiro. De acordo com Silva, em quatro dias de duração, o evento espera receber um público estimado de 20.000 visitantes entre técnicos, profissionais, estudantes e pesquisadores interessados em novas tecnologias, produtos, equipamentos e técnicas de manejo para melhorar o desempenho e a lucratividade de seus negócios.
Durante a reunião, o deputado Zé Neto considerou a importância de envolver não só a Secretaria de Turismo (Setur), mas também o Desenbahia e as Secretarias da Cultura (Secult) e da Indústria, Comércio e Mineração (Sic). Como proposta, o deputado sugeriu a elaboração de um roteiro para quatro eventos preparatórios, sendo estes realizados em regiões baianas. “Serão pequenos eventos que funcionarão como reuniões de trabalho. Daremos início na Chapada Diamantina e, posteriormente, seguiremos para as regiões Sul, Oeste e para a cidade de Juazeiro, no Norte do Estado”, explicou.
Zé Neto ainda destacou o interesse de instalar a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos na Bahia, projeto que visa o desenvolvimento e, de acordo com o deputado, deverá ser entregue até o mês de setembro. Zé Neto explicou que a Câmara será um instrumento de aproximação entre o poder público, privado e a sociedade civil organizada, e funcionará como um fórum permanente de discussão e elaboração de políticas públicas que beneficiem toda a cadeia produtiva do estado.
O secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, acatou a proposta apresentada por Zé Neto, de ser apresentado um roteiro de eventos preparatórios pelos organizadores do Congresso, e sugeriu a formalização de convênio com algumas operadoras para que os congressistas fiquem hospedados na capital baiana mais cinco dias após o evento, tendo a oportunidade conhecer os pontos turísticos da cidade e de outras regiões do estado.
Além disso, Leonelli solicitou da comissão organizadora que elaborasse uma proposta para que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, viabilizasse o apoio necessário para a realização do evento. O secretário também falou das obras de ampliação e modernização que serão realizadas pela Infraero no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães. De acordo com ele, as obras incluem a construção de uma segunda pista e a ampliação do estacionamento, o que contribuirá com a segurança e infraestrutura do local.
O evento - O 24º Congresso Mundial de Avicultura terá suporte da União Brasileira de Avicultura (UBA), e apresentará um programa técnico científico com palestras abrangendo as mais diversas áreas da avicultura e contará com palestrantes do mais alto nível de conhecimento, além da apresentação de trabalhos científicos. Serão abordados temas como as políticas de apoio ao agronegócio avícola, o controle sanitário na avicultura familiar, a importância do cooperativismo na produção de aves, entre outros.
As atividades do congresso têm o propósito de apontar soluções para vencer os desafios apresentados ao setor após a crise financeira mundial. Dados da UBA indicam que a avicultura é responsável por 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com consumo de 39 quilos de frango por pessoa. A carne de frango também responde por 8,6% das exportações do agronegócio, gerando receita de mais de US$ 1,5 bilhão nos quatro primeiros meses de 2009.
A 24ª edição do Congresso também será palco para a comemoração do centenário de fundação da Associação Mundial de Avicultura - WSPA (World’s Poultry Science Association).
Maiores informações: (19) 3243-6555 / www.wpc2012.com.br / facta@facta.org.br

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323