A Universidade Federal do Recôncavo comemorou quatro anos de existência
Nesta quarta-feira, dia 29, o recôncavo baiano comemorou os quatro anos de aniversário da Universidade Federal do Recôncavo – UFRB. Participaram do evento o reitor da instituição, Paulo Nacif; o reitor da UFBA, Naomar de Almeida; o secretário de desenvolvimento urbano do Estado, Afonso Florence; o deputado estadual Zé Neto e o diretor do Ingá, Julio Rocha.
De presente, a instituição ganhou o auditório Quarteirão Leite Alves. Para o reitor a obra não foi só de engenharia, foi sim uma obra de arte. Ele relembrou que a chegada de uma instituição como essa na região só foi possível graças aos apelos da comunidade e às discussões públicas. “Os dois sonhos do recôncavo em 1822 eram a abolição da escravatura e a construção de uma universidade. Nosso desejo é construir uma grande universidade e nós vamos construi-la”, assegurou.
Zé Neto sentiu-se orgulhoso por ter feito, no passado, parte de movimentos estudantis que lutaram por um educação superior gratuita e de qualidade no país e demonstrou entusiasmo em poder comemorar o aniversário da UFRB. “Acompanhei esse projeto desde os primeiros momentos. Confiei, lutei, me sinto orgulhoso de ver a dimensão que essa universidade tomou na vida das pessoas”, afirmou Zé Neto.
UFRB - A Universidade Federal do Recôncavo foi criada em 29 de julho de 2005, através do desmembramento da Escola de Agronomia da UFBA. Tem campus em Cruz das Almas, Amargosa, Cachoeira e Santo Antonio de Jesus.
A UFRB atende a 3.500 estudantes, 300 professores e 26 cursos de graduação. Há um doutorado nas áreas agrárias, quatro mestrados em funcionamento e mais um foi aprovado para começar em 2010.
Esse mês foi lançado o novo portal da Universidade.