O fórum reuniu mais de 100 entidades e há 18 anos luta por maior participação social sobre os meios de comunicação
O deputado estadual Zé Neto (PT) esteve no Rio de Janeiro na última sexta-feira (31) para fazer parte da XV plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), realizada no Arcos Rio Palace Hotel. O Fórum, que congrega mais de 100 entidades nacionais e regionais, completóu 18 anos de existência neste ano.
A plenária teve inicío na manhã do dia 31 e se estendeu até a tarde de sabádo (01), tendo como principal objetivo a preparação para a Conferência Nacional de Comunicação 2009, que será realizada em dezembro.
O FNDC foi fundado por ativistas que lutam para reverter a lógica empresarial do setor e por maior participação da sociedade civil na produção e divulgação de informação através do controle público dos meios e da ênfase em seus papeis sociais.
Uma das bandeiras do mandato de Zé Neto é a democratização da comunicação e regulamentação e instituição das rádios comunitárias. Neste sentido, ele atua em sintonia com as Associações Brasileira e Baiana de Radiodifusão Comunitária.
Ao participar da abertura do evento, Zé Neto destacou a importância da discussão sobre conjuntura da mídia no Brasil e o papel da FNDC na mobilização da sociedade. "É hora de dar o tom de uma comunicação mais democrática no Brasil. A mídia tem que ter responsabilidade social e uma plenária como essa mostra que não podemos vacilar na disputa. O caminho é agregar forças e buscar realizar a conferência com os pés no projeto de um Brasil para brasileiros, especialmente os mais excluídos e os empresários da grande mídia vão ter que entender isso, pois concessão pública tem que ter responsabilidade social e também institucional para com o Estado Brasileiro e o avanço de sua democratização".