A criatividade e capacidade técnica dos jovens de Feira de Santana foi o grande destaque na apresentação dos trabalhos finais dos participantes do Programa Aprendizado Jovem (Proaj), que promove o curso de formação de jovens em tecnologia da informação, com foco em linguagem de programação. Quatro produtos foram apresentados esta semana no auditório do Ceteb Áureo Oliveira Filho e chamaram a atenção de empresários do setor de informática.
Os quatro meses de capacitação intensiva, com carga de 500 horas, resultaram em programas que têm aplicações práticas. Os escolhidos pelos professores para a mostra foram em áreas bastante distintas. O programa desenvolvido para controle de recebimento de doações, especialmente material e alimentos, para instituições sociais já está em plena operação pela Associação de Moradores de Humildes. Outro é voltado para o uso em locadoras de filmes e já pode ser utilizado por empresas.
Alan Cabral, 18 anos, é integrante da equipe criadora de um programa para ser usado em celulares que controla o orçamento doméstico. "Pensamos que todo mundo precisa de um controle financeiro pessoal que esteja à mão, a exemplo do celular. Com o curso, vimos que a linguagem Java tem grande potencial para softwares que rodem em telefones móveis, o que abre muitas fronteiras", disse o estudante.
Caderneta - Outro programa que já ganhou aplicação prática é voltado para a organização de cadernetas de professores, com notas e presenças. Alysson Bezerra, membro da equipe, afirmou que eles perceberam a necessidade de facilitar a vida dos professores. "Antes desse curso, eu não sabia para onde ia linguagem de computador, nem imaginava por onde começar. Agora, já desenvolvo sistemas que são úteis, e isso é muito gratificante", destacou.
Informações do Diário Oficial da Bahia (Sábado e Domingo - Nos 20.045 e 20.046 - 1o e 2 de agosto de 2009 - Ano XCIII).