Mais de 11 mil agricultores familiares foram beneficiados pela Secretaria da agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), em Feira de Santana, no primeiro semestre de 2009. Os programas e ações de governo como o Garantia Safra, Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP’s), Mais Alimento (PAA), Sertão Produtivo, Biodiesel e o atendimento ao agricultor familiar são priorizados, e os resultados, contabilizados.
Segundo a gerente regional da EBDA Edilza Reis, os resultados representam o esforço de cada técnico, ligado à gerência. “O nosso corpo técnico tem correspondido aos desafios da empresa e superado as metas estabelecidas”, comentou. Para demonstrar esta ação, a gerente informou que no Programa Biodiesel, atuando em nove municípios, foram envolvidos 242 agricultores familiares, com uma área de 150 hectares plantados com a cultura.
No Programa Garantia Safra 2009, a atuação da gerência, em 17 municípios, levou a 575 laudos de plantio, todos georreferenciados através de GPS, e a 5,3 mil agricultores familiares beneficiados.
Com relação às Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP’s), para o exercício 2008/2009, em 30 municípios atendidos, foram elaboradas e homologadas 10,9 mil DAP’s. Já o Programa Sertão Produtivo teve 300 agricultores familiares contemplados, em sete municípios, com entrega de animais.
O PAA, na modalidade, Doação Simultânea de Ovos Caipira, em quatro municípios atendidos, permitiu a elaboração de cinco projetos, totalizando R$ 250 mil, beneficiando 230 agricultores familiares e 18 instituições. A gerência estimou, com os dados financeiros levantados, através de análise de variação entre receita e custos, o valor de atendimento por agricultor, que ficou em torno de R$ 25,13. Estes dados comprovam os bons resultados alcançados pela gerência no período e, segundo Edilza Reis, no segundo semestre, os números serão mais expressivos.
Informações da Agência Estadual de Comunicação (Agecom).
04
Ago