O deputado Zé Neto apresentou as medidas do governo para superar a crise econômica
"A bancada de oposição age de maneira equivocada ao divulgar informações sobre a economia baiana". Esta foi a declaração do deputado Zé Neto ao contestar afirmações de parlamentares oposicionistas que discursaram na sessão plenária na tarde desta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa.
De acordo com Zé Neto, o estado baiano lidera na região Nordeste do país na arrecadação de ICMS; assim como lidera na região Norte e Centro-Oeste do Brasil. "Na verdade, a Bahia é o sexto estado em arrecadação, entre todos os estados brasileiros", afirmou.
Os números divulgados pelo governo estadual constam no Boletim do ICMS elaborado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). "Ele é bastante claro ao demonstrar que a gestão do governador Jaques Wagner vem tomando as medidas necessárias para superar a crise econômica mundial, ao arrecadar o montante de R$ 801 milhões de ICMS no mês de julho na Bahia", destacou o deputado Zé Neto apresentando outro dado importante: "a Bahia manteve a média histórica de sua participação no total do ICMS do Brasil, em torno de 4,5%".
Crescimento em relação a 2006 e 2007
Mesmo com a crise econômica que atingiu a Bahia, ao se comparar o desempenho de 2009 com 2006, excluindo desse último a anistia fiscal e a remissão, medidas pontuais e extremas que inflaram a base comparativa de então, observa-se que a arrecadação cresceu 21%, em valores nominais, e 5% pelo IPCA de junho. Em relação a 2007, o crescimento foi de 13% (nominais) e 2% pelo IPCA.