Stock Car pe a Bahia no circuito nacional

A prova não trouxe apenas velocidade para Salvador, mas foi responsável pela geração de dois mil empregos e o aumento do índice de ocupação da rede hoteleira

Um dos mais aguardados eventos esportivos do ano, o Grande Prêmio Bahia de Stock Car, reuniu no circuito criado no Centro Administrativo da Bahia os melhores pilotos brasileiros na primeira prova de rua da categoria. Esta foi a primeira vez, em 30 anos, que o estado participa do Circuito Nacional.
Muito mais que um evento esportivo, o GP Bahia faz parte de uma estratégia do Governo do Estado para promover o turismo na cidade e atrair visitantes durante a baixa estação. Para isso, foi assinado contrato de cinco anos com a Vicar Promoções Desportivas, promotora do evento. Até 2013, Salvador será palco de uma das etapas da Copa Nextel Stock Car. A iniciativa credencia a cidade a disputar a preferência para sediar uma etapa da Fórmula Indy.
Ganhadores - O grande vencedor da primeira prova de Stock Car foi o piloto Cacá Bueno, líder da temporada com 90 pontos, da Red Bull Racing (Peugeot), que recebeu do governador o troféu mais esperado do GP. O segundo e terceiro lugar ficaram para Marcos Gomes e Ricardo Sperafico, respectivamente, os três vencedores já estão na disputa pelo título da temporada 2009.
Depois da capital baiana, restam apenas mais duas etapas para definir os dez primeiros colocados que se classificarão para a Super Final da Copa Nextel Stock Car.

Turismo e emprego aquecidos
A prova de Stock Car não trouxe apenas velocidade para Salvador, mas foi responsável pela geração de dois mil empregos e o aumento do índice de ocupação da rede hoteleira.
Segundo a presidente da Empresa Baiana de Turismo (Bahiatursa), Emília Silva, neste mês de agosto com a Stock Car houve uma ocupação de 70% nos hotéis, mesmo na baixa estação. Ela acredita que o acordo assinado para a realização do GP na Bahia durante cinco anos movimente o setor turístico baiano nos próximos anos.
Para o secretário Domingos Leonelli, esse é o principal legado do evento, pois a certeza da realização da prova até 2013 vai dar aos empresários baianos a possibilidade de programar um calendário para a venda de pacotes de viagem.

Segurança
Um esquema especial da Polícia Militar foi montado para o evento. Uma média de 400 policiais por dia, no sábado e no domingo, garantiram a tranquilidade da prova e do acesso ao circuito. O planejamento de segurança da etapa do Nordeste da Stock Car foi feito com base no modelo montado pela PM no Carnaval. Foram colocados sete postos em todo o circuito e cada posto contou com um oficial no comando.
O Corpo de Bombeiros atuou com 240 homens nas ruas do CAB, preparado para o combate a incêndios e possíveis emergências no evento.

Eventos Esportivos
Para a realização da corrida o governo do estado investiu R$ 5,3 mi. Os recursos foram direcionados para o recapeamento de quase 3 km de asfalto, equipamentos de segurança, guard-rails, áreas de escape e arquibancadas.
O ano de 2009 promete ser um dos mais movimentados em Salvador, no que se refere à realização de eventos esportivos. Ainda neste segundo semestre, serão realizados um congresso de cardiologia, apresentações do Cirque du Soleil e, em setembro, uma partida da Seleção Brasileira de Futebol, pelas Eliminatórias da Copa 2010.

Informações da Agência Estadual de Comunicação (Agecom).

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323