O deputado abordou temas como os avanços do governo Wagner, a saída do PMDB da base aliada e o cenário político nacional
O deputado estadual Zé Neto concedeu na manhã desta terça-feira (18) entrevista ao programa Raio X com Cristóvão Rodrigues, da rádio Itaparica FM. Em cerca de 20 minutos, o deputado falou sobre as conquistas do governo Jaques Wagner, as alianças para as eleições estaduais de 2010, a saída do PMDB da base aliada e o cenário político nacional.
Confira os principais trechos da entrevista:
Educação
O deputado destacou os esforços de Jaques Wagner para recuperar a educação baiana depois de 16 anos de sucateamento provocado pela administrações carlistas. Zé Neto ressaltou o programa Todos Pela Alfabetização (TOPA). "Quando assumimos o governo, encontramos na Bahia 2,2 milhões de analfabetos. Através do TOPA, até o final deste ano, já teremos alfabetizado 500 mil", disse.
No sentido de fortalecer a educação através dos instrumentos oferecidos pelas novas tecnologias digitais e de preparar os jovens para ingressarem no mercado de trabalho, Zé Neto citou a importância dos Centros Digitais de Cidadania. "O governo já construiu 350 CDCs em todo estado, democratizando e regionalizando o acesso às novas tecnologias. Esses centros de informática são um importante meio para enriquecer a educação e familiarizar os jovens com as tecnologias digitais. O que dará mais chances de conseguirem espaço no mercado de trabalho", afirmou.
Saúde
Zé Neto falou sobre a modernização e regionalização da Saúde em todo o Estado, através da compra de novos equipamentos, reforma e construção de hospitais e melhoria na qualidade do atendimento. "Já construímos 260 postos do Programa Saúde na Família em todo Estado. Até o final do governo este número chegará a 400. Encontramos na Bahia apenas sete municípios com mais de 5 modalidades médicas de atendimento. Nestes dois anos e meio, inauguramos um hospital em Juazeiro e em Santo Antônio. Estamos construindo o hospital da criança em Feira de Santana e o Hospital Geral do Subúrbio, em Salvador. Ampliamos o de Cruz das Almas e reformamos o Clériston Andrade, também em Feira. Criamos ainda cinco centros de neurocirurgia no interior, antes só havia na Capital", revelou.
Construção e recuperação de estradas
Após o apresentador Cristóvão Rodrigues mencionar o histórico problema das más condições das estradas baianas, que estão sendo recuperadas pelo governo Wagner, Zé Neto citou números que comprovam os avanços em pouco tempo de governo. "Encontramos 85% das estradas sem condições de tráfego. Já recuperamos 1,7 mil km e chegaremos a 5 mil ao fim do governo. A estrada de Itaberaba é um exemplo disso. Nós a reconstruímos, é uma nova estrada. Não como os governos anteriores faziam, colocando dois dedos de asfalto, que em pouco tempo já estava depredada. Recuperamos ainda 10 mil km de estradas vicinais", disse.
O deputado também falou da modernização e recuperação da infraestrutura do Departamento de Infra-Estrutura de Transportes da Bahia (Derba), autarquia responsável pelo gerenciamento do sistema estadual de transportes. "Encontramos 25 residências do Derba totalmente destruídas. Compramos mais de 220 máquinas novas, depois de 18 anos sem o Estado comprar um equipamento novo", lembrou.
Saída do PMDB do governo
Zé Neto pontuou que não havia mais condições políticas para permanência do PMDB no governo, apesar da importância da legenda. "Era melhor que o PMDB estivesse ficado no governo, mas com a crise desencadeada por Geddel a situação ficou muito tensa. Não dá para ter um companheiro que em menos de uma mês já está fazendo críticas. Com o nível do embate com Lúcio e Geddel, já foi tarde. Hoje o governo está mais leve, podemos trabalhar com mais tranquilidade. Estamos olhando para frente", disse.
Apesar da saída dos peemedebistas do governo, o deputado falou do bom relacionamento que mantém com integrantes do partido. "No PMDB há figuras maravilhosas, que não tem problemas conosco, como Michel Hagge e a deputada estadual Virgínia Hagge. O vice-governador Edmundo Pereira e a deputada Marizete Pereira. O deputado Leur Lomanto Jr.", citou.
Ingresso de Jairo Carneiro (ex-DEM) no PP
Jairo Carneiro se desfiliou do DEM e ingressou no PP. Ele é suplente do deputado fedral licenciado João Leão (PP), que assumiu a Secretaria de Infraestrutura. "Ele foi para o PP para integrar a base de apoio do governador Jaques Wagner. Sempre estivemos em campos apostos, mas temos temos ótimas relações. Ele vem para o nosso projeto, que já está consolidado na Bahia e está cada vez mais forte", explicou.
Crise no Senado
Zé Neto defendeu a renúncia de Sarney da presidência do Senado. "É preciso realizar uma nova eleição no Senado. Mas também é preciso lembrar que quem elegeu Sarney foram o DEM e o PSDB, o tucano Marconi Perillo (GO) é o vice-presidente e o partido quer que ele assuma o comando da Casa", disse.