O projeto vai possibilitar aos baianos acessarem os serviços da Sefaz pela internet
O deputado estadual Zé Neto participou na manhã desta terça-feira (18), com o governador Jaques Wagner, do lançamento da Sefaz Digital, durante as comemorações do aniversário de 114 anos da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). O evento, realizado na sede da Sefaz, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), ainda contou com a participação dos secretários Carlos Martins (Fazenda), do interino Pedro Torres (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Robinson Almeida (Comunicação)
O Sefaz Digital é resultado de uma parceria entre a Sefaz e a Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e tem o objetivo de abrir mais um canal para os baianos utilizarem os serviços da secretaria sem precisarem se deslocar aos municípios-sede das Inspetorias Fazendárias. Os 350 Centros Digitais de Cidadania (CDCs) construídos em todo estado através do Programa Inclusão Digital, da Secti, vão ampliar o acesso da população.
"Quero parabenizar esta parceria. Todos aqui sabem do nosso esforço para contornar queda de arrecadação do Estado. Por isso, temos que ampliar a nossa capacidade de cobrança e de combate à sonegação. É sempre melhor ampliar a base tributária para reduzir o custo unitário daqueles que pagam efetivamente tributos", disse Wagner.
O Projeto está treinando técnicos para trabalharem como monitores nos CDCs e orientar os contribuintes no acesso aos serviços do site www.sefaz.ba.gov.br. O governo já capacitou 250 monitores em 121 CDCs de 108 municípios do interior do estado. Em setembro será iniciada a capacitação de mais 1.270 monitores de 309 municípios e em 639 CDCs.
Além do lançamento no novo Projeto, o governador assinou também Decreto que dispõe sobre o parcelamento de débitos tributários pela Internet. Com a medida, o contribuinte inscrito no Cadastro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) poderá solicitar, no site da Sefaz, o parcelamento das dívidas do imposto.