Ato Pblico realizado em defesa do Palcio do Menor

   O Mandato do deputado estadual Zé Neto esteve presente no Ato Público 

A sociedade civil organizada realizou na manhã de sábado (22) um Ato Público em defesa do último prédio público do século XIX da cidade, através do Seminário de História, Memória e Defesa do Palácio do Menor na Praça Padre Ovídio Matriz.
O Ato público pretende mobilizar a comunidade sobre a importância do prédio para a identidade sócio - cultural da cidade. E também chamar atenção da população para a degradação do local, que nos últimos anos vem passando por um processo de abandono. O prédio já serviu de abrigo para garotos em situação venerabilidade pessoal e social, quando funcionava como Palácio do Menor.
Clóvis Ramaiana, historiador e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); João Batista, médico, escritor e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Ana Rita, representante da Comissão em defesa do Palácio do Menor e Diego Carvalho, professor de História, fizeram parte da mesa de abertura do Ato Público.
Durante a abertura do evento, o Prof.João Batista, chamou atenção para a importância da história e da representação do Prédio do Palácio do Menor. “Um povo sem memória, é um povo sem história. O Palácio do Menor faz parte da história de Feira de Santana”, em seguida o Prof.Clóves Ramaiana reforçou o sentimento de João Batista. “O Palácio do Menor é um pedaço bonito da história do município, a estética do prédio é muito bonita, não deve ser entregue ao esquecimento”, salientaram em defesa do prédio do Palácio do Menor.
Histórico - Em outubro de 2007, o prédio que abrigava por mais de duas décadas meninos entre idade de 6 e 18 anos foi desapropriado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, e 30 dias depois foi doado para o Serviço Social do Comércio (Sesc). As crianças e jovens que residiam no local foram re-locados para uma casa alugada com contrato de dois anos pelo município. Atualmente, o prédio encontra-se em processo judicial e tombamento pelo seu valor afetivo e histórico. Além do Palácio do Menor, o prédio também abrigou desde a sua fundação, no século XIX importantes instituições como o Asilo dos Enfermos da Santa Casa de Misericórdia, o Batalhão da Policia Militar e a Sociedade de Amparo ao Menor (Sofam).
Programação
13h30 - Apresentação Cultural
14h – Palestra: Abandono, Exclusão e Assistência a Infância - CIPÓ.
14h40 – Palestra: Destino do Palácio do Menor - Prof. Pablo Fica - UEFS
15h20 – Encaminhamentos

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323