O deputado estadual Zé Neto participou, sexta-feira (21), de uma reunião com os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias do município de Serrinha.
Os trabalhadores pediram esclarecimentos ao deputado sobre questões trabalhistas e pediram a intervenção dele na busca de seus direitos. Dentre as reivindicações da pauta, estavam Plano de Cargos e Salários, insalubridade de 40%, cursos de capacitação pela Escola Técnica da Sesab e apoio para registrar a Associação dos Agentes de Combate às Endemias (AACES).
Segundo Zé Neto, as reivindicações são inerentes a agentes de todo o país e satisfazê-las não depende só da Bahia. O deputado afirmou que pretende marcar uma reunião no Ministério da Saúde para discutir a questão, apoiou a ampliação dos recursos destinados a Atenção Básica, insalubridade aos agentes referente ao grau de risco da profissão e parabenizou a iniciativa de buscarem mais conhecimento e qualificação.
Zé Neto elogiou o trabalho dos agentes e falou que é preciso acabar com a ótica pejorativa comumente associada ao trabalho deles e que é preciso lutar não só por salário, mas também pelo reconhecimento da profissão.
“Retomar a mobilização, discutir o piso mínimo nacional da categoria, avançar na desprecarização e regularização da profissão no país devem ser nossos objetivos. Os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias precisam ter aprovação da lei de regulamentação nas cidades que ainda não o fizeram para assim engrossar o debate sobre Plano de Carreira e garantias trabalhistas como insalubridade, qüinqüênio e outros direitos”, afirmou o deputado.
22
Ago